PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Irmãs Cahen d'Anvers

2017-06-30 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O quadro encontra-se no Masp. Além de Alice e Elizabeth, falta uma, Irène. A história tem um final trágico para as filhas do banqueiro Louis Raphael Cahen d’Anvers. Uma delas, Elizabeth, morreu em Aushwitz. A mesma sina teve Beatrice Reinach, sobrinha, filha de Irène, casada em primeiras núpcias com Moise Camondo. Este, divorciado e sem descendentes (o varão Nissim morreu na guerra), legou aos olhos do mundo, um precioso museu na rue Monceau.


TIFFANY

Um outro tom, acima do tradicional azul, cor que é o DNA da marca, surge no portfólio da label americana: Pond. A matiz, que quase se confunde com o cinza, colore um porta passaporte, artigo que vem a calhar com a temporada de férias.

 

PERRIN & ZAHA

A parceria tem a ver com dois destacados nomes do consumo upscale e da Arquitetura: a marroquineria Perrin Paris e o escritório de Zaha Hadid, iraniana, Pritzker de 2004, falecida em março do ano passado. As clutches, em número de sete, possuem ferragens que evocam a joalheria da arquiteta, outra mencionável atuação de ZH, lacuna irreparável na criação conceitual.

 

SPRENCHE!!!

Conta o bardo que Michelangelo disse ‘parla!’ quando dos arremates de Moisés. Com F.Preiss, não deve ter sido diferente em muitos dos seus feitos. Situa-se entre os artistas mais respeitados do segmento, bem como Chiparus, Bruno Zach, Rolland Paris e Franz Bergman.

 

Johann Philipp Ferdinand Preiss (1882-1943), nascido na Alemanha, conseguiu, com muito brilhantismo, imprimir no marfim e no bronze - itens decorativos denominados criselefantinos - o inacreditável senso do real.


Tudo minuciosamente retratado nas fisionomias, nas roupas, nos adornos e nas linhas que traduzem, fielmente, o sentimento da cena a qual se inserem.


40 HPS DE EMOÇÃO

Fabricado em 1961, o Interlagos foi o primeiro esportivo brasileiro. Inspirado no francês Alpine A108, foi fabricado pela Willys Overland. Vinha em três versões: berlineta (usada em competições), coupê e conversível.

 

Dividia a mecânica do Dauphine e do Gordini.


Quem tem, dificilmente deseja vender. Atualmente, um modelo ‘ mint,’ é disputado a altíssimos lances, pela iconicidade que o veículo representa.


SANTOS DE CASA

Vulto do Barroco no Brasil, pouco lembrado pela mídia, é o Mestre Valentim (1745-1813). O mineiro, nascido Valentim Fonseca e Silva, foi contemporâneo de Aleijadinho.

 

O interessante, acerca do valioso espólio artístico de mestre Valentim, é que o artífice não possui nenhuma obra original em seu berço, as Gerais. Mas o Rio, de igrejas e praças, abriga muitas das concepções, daquele que foi precursor das estátuas de bronze no Brasil.


SERGEI

Sergei de Castro é um dos mais badalados profissionais da nossa ambientação. Dono de uma linguagem, que eu poderia denominar autóctone, identificável a distância.

 

Criativo e mui particular, Sergei firmou-se no mercado com o amálgama tripartite da sensibilidade, da criação e do bom gosto. Adquiriu respeitabilidade e, por conseguinte, a demanda.


A celebrada dupla Pedro Rossi-Sergei marcou uma época. Inauguraram, como bem define-se na Roma Antica, um ‘stilus,’ instrumento para escrita e retificação. Doutrinadores de uma releitura na ambientação, vista na utilização dos dormentes, pedras, azulejos, murais, tijolo aparente, blindex, espelhos... As piscinas eram um convite ao chill out, ao deleite e ao ócio, talvez criativo...


Um dos traços da personalidade de SC é o humor, visto no pendant Pente de Careca e Espelho para Cego. Este, certamente inspirado tese de Saramago, englobando a visão humana.


MAKE A WISH

De idade nova: Anya Freire, Liliane Nogueira e Monica Pinheiro.

 

TAGS