PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ofícios

2017-05-12 01:30:00

Algumas profissões estão desaparecendo, como chapeleira, bordadeira, alfaiate, maître buthier, banqueteira e médico da família (que atuava em domicílio). Menciono algumas atividades esdrúxulas, como a do ressuscitador, que ia à cata de cadáveres, para estudos de medicina legal. E, acreditem, a do acordador (ia na vizinhança, com uma imensa vara, de janela em janela, cumprindo sua mercê). Uma notável, que insere-se no contexto, é Tereza Maia. Ativa, simpática, dona de imensurável network. Um verdadeiro arquivo vivo. Desde 1962, conduz sua vocação minuciosa e com muita particularidade: a de enfiar e reformar colares e pulseiras de pérolas. Ao longo dos anos, Tereza galgou a confiança dos tradicionais lares e do mercado, crítico por lidar com materiais de cunho afetivo, caros, por conseguinte. Na Inglaterra, certamente possuiria um by appointment.


CONSUMO AAA

Mena Fiala foi a percussora da venda de bens “upscale” no Brasil. Nos idos 1930, era do milagre econômico, a Casa Canadá vendia o “dernier cru” da moda parisiense. Fiala especializou-se em zibelinas, martas e raposas. Outra legenda, que veio pouco depois, foi a maison de Rosa Libman, em São Paulo. Madame Rosita, uruguaia, também era expert em peleteria e “haute couture”. Depois de sua morte, a família manteve o negócio de câmaras, para conservação de casacos.

MARIAGE CIVIL

Dia 10, no Grand Place, tendo como anfitriões Rita e Paulo Cruz Saraiva, Raquel Costa e Jorge (Hildo) Furtado Leite Neto casam-se pelas lei menores.

 

O conjugo vobis será na igreja do Líbano, quarta seguinte, véspera de Corpus Christi.

 

MAKE A WISH

Aniversariam: Paula Zanotelli, Breno Melo, Tiago Leal e Joaquim Maia Neto.

ARGENTEIRO-MOR

Veio a mim que seu Jaime Cleto recupera-se bem. Fiquei muito feliz ao saber que, aos sábados, o luso, aos poucos retoma sua rotina, na flagship da São Gabriel, 444, que poderia ser 777. Discrição, competência, pontualidade e retidão agradaram aos quatrocentões. Considero a nossa versão Paul Storr. É sua a manufatura da famosa trina bomboniere, com interior de vermeil. Inoblitero as famosas minaudières, em prata de lei e ouro. Aqui, que eu saiba, Tereza Borges possui uma, e dona Jeanice Fontenelle.

ARTSY

Um paulistano na Frieze de New York. Pioneiro da Arte do Corpo, Hudinilson Urbano Júnior (1957-2013) foi um talento multimídia. Transitando por vários campos de manifestação artística: o grafite, o carimbo, a escultura, a xerografia, a colagem, a xilogravura, a performance, a mail art e a intervenção urbana. Estas, registradas em atos realizados nos anos da ditadura, onde foram utilizados monumentos da sua cidade natal. Infelizmente, os louros vieram somente após a morte.

 

AGUARDENTE CHINESA

O báijiû é o licor mais apreciado pelo círculo empresarial da China, além de ser eleito pelo establishment para os brindes oficiais. O insumo é o milho zaburro. O Kweichow Moutai é uma marca refinada, regalo dos chineses, povo presenteador. Os copos, mínimos, traduzem seu alto teor em Gay Lussac.


Esse é da adega de Andre Nunes.


ESTALEIRO RIVA

Para os amantes dos esportes náuticos, Carlo Riva é um farol, uma incomparável assinatura. O armador partiu aos 95 anos. Descendente dos fundadores do estaleiro, em Sarnico, com o cognome familiar, Carlo Riva deu continuação ao culto à perfeição. Como assim? As duas dezenas de demãos de verniz e os acabamentos em madeira, feitos de artífices fidelizados, o couro utilizado, a cromagem especial, o maquinário e os acessórios. Num Riva, nada é por acaso. Suas lanchas, imortalizadas pelo cinema, são consideradas obras de arte, cults. Existe uma marca homônima de tecidos, com modelos de “handkerchiefs” que rivalizam com o Simonnot Godard. Se Deus deixar, eu conto depois.

 

OITAVA ARTE

Chico Albuquerque foi brilhante. Não somente manejando o obturador e a lente de uma Leika ou Rolleiflex. Era um virtuose, herança do patriarca Adhemar – igualmente transmitida aos filhos Antonio Albuquerque e dona Balu. Chico também foi um grande construtor, com ideias inovadoras, descobrindo a Granja Viana. A foto é de Rosália Barbosa, na época, senhorinha Vinhas Lopes. O fotógrafo casou-se com Dóris, nascida Kostenbader, sendo tio afim dos bossanovistas Marcos e Paulo Cesar Valle.

 

SMILE

A chave 21, do Copa, homenageia Charles Chaplin. Dezembro, somam-se 40 anos de sua partida. Acho super válido esse preito, que batiza as suítes com as legendas de ilustres hóspedes.


Nat King Cole entra no rol.


GLÓRIA

O Caçador Tuareg é peça do acervo do hotel, pertencente à família Tapajós, depois adquirido por Eike Batista. Doutor Eduardo, o construtor, faleceu em desastre aéreo. Da tragédia, restou a esposa, Clara, mais um casal de hóspedes. Pernambucana, herdeira do industrial João Santos, segundo seu relato biográfico, o chablis, servido no almoço, livrou-a de uma hipotermia

nos mares de Angra.

 

TAGS