PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Sanidade

2017-07-15 17:00:00
NULL
NULL

Para preservar a saúde mental estou desistindo - pelo menos temporariamente - de comentar a cena política nacional. Além de não haver nada saudável, seria falar mais (ou menos) do mesmo. Em assim sendo, opto por divulgar notícias boas, digamos assim. Mostrar que, enquanto um lado do Brasil está engessado pela lama que endureceu mentes e corações, existe outro que trabalha, que produz, que contribui de algum modo com a preservação do que resta de sapiens nos homens.


BANCO DE PELE (I)


Com apresentação dos resultados da última fase da pesquisa sobre o uso da pele de tilápia em queimaduras foi inaugurado o primeiro Banco de Pele Animal do Brasil, pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará e Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ).A direção é do prof. Odorico Moraes do NPDM e a coordenação médica está sob a responsabilidade do dr. Edmar Maciel do IAQ. Na coordenação de enfermagem atua Cybele Leontsinis, do Centro de Tratamento de Queimados do IJF.


BANCO DE PELE (II)


Primeira pele animal do Brasil e a primeira de animal aquático do mundo estudada no tratamento de queimaduras, o curativo biológico de tilápia é usado em pacientes com queimaduras de segundo e terceiro graus.Tem como vantagem a diminuição dos procedimentos de troca de curativos, o que acarreta menos dor e desconforto ao longo do tratamento. Outro benefício é que a pele de tilápia tem maior quantidade de colágeno dos tipos 1 e 3, proteínas importantes no processo de cicatrização.


BANCO DE PELE (III)


O uso da pele de tilápia também evita contaminação bacteriana e perda de líquidos por exsudato, secreção de natureza inflamatória. Dias antes da inauguração do banco houve a captação de mil unidades de pele de tilápia em Jaguaribara que, em seguida, passaram por processo de preparo e esterilização. A realização de um estudo multicêntrico está prevista para o segundo semestre deste ano nos em Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, onde mil unidades da pele de tilápia esterilizadas vão beneficiar vítimas de queimaduras.

[FOTO1]

VIRADÃO (a)


Está em fase final de acertos a programação do II Viradão da Juventude que se realizará nos dias 11, 18 e 25 de agosto nas unidades da Rede Cuca do Mondubim, Jangurussu e Barra do Ceará, respectivamente.

Quem nos conta, todo entusiasmado, é o Coordenador de Juventude de Fortaleza, Júlio Brizzi (foto). Serão 24 horas de atividades simultâneas que incluem oficinas, rodas de conversa, cine debates, aulas de dança, shows e outras atividades.


VIRADÃO (b)


O objetivo da ação é levar os jovens a ocuparem os espaços urbanos da cidade. Atividades culturais do porte do Viradão da Juventude são ações importantes para prevenir e combater a violência juvenil, observa Brizzi. O Viradão celebra o Dia Internacional da Juventude.E mais:toda a programação é gratuita


DESPERDICIO


O deputado Heitor Férrer (PSB) critica o desperdício de dinheiro público com aluguel e manutenção da Casa de Representação do Ceará em Brasília. Total de gasto por ano: R$ 1.695.504, 00. E não serve pra (quase) nada.

[FOTO2]

BATE CORAÇÃO


Trazer uma visão bem-humorada para um tema de grande relevância social como a doação de órgãos, é o foco central de Bate Coração novo filme dos cearenses Luis Eduardo Girão e Sidney Girão, diretores da Estação Luz Filmes. O diretor do longa-metragem será o cineasta/jornalista/professor Glauber Filho e a direção de fotografia está entregue a Xuxu Oliveira (ambos na foto). No elenco: Aramis Trindade, André Bankoff, Heloísa Jorge e Germana Guilhermme.

[FOTO3]

JURI CONFIRMADO


Profissionais da Venezuela, Peru, Cuba, Chile e Brasil formarão o júri da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa Metragem do 27º Cine Ceará,na qual concorrem sete produções. Da Venezuela vem o engenheiro de som Victor Luckert Barela (foto) que foi professor na Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (Cuba), na Universidade Bolivariana e na Universidade Experimental das Artes, na Venezuela. Participou em trabalho de som em mais de 70 filmes e como diretor fez 14 documentários e cinco curtas de ficção. O Cine Ceará é uma promoção da UFC por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira.Patrocinios e apoios: SECULT,Secultfor MinC, SP Combustíveis,M. Dias Branco, (via Lei Rouanet), a Enel , OI Futuro e Indaiá.


Só não põe em dia suas obrigações junto à justiça eleitoral quem não quer. TRE inaugurou outro posto de atendimento. Desta vez no shopping RioMar Kennedy.


A deputada Luizianne Lins (PT) assumiu como membro da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores. O Ceará está representado na direção nacional por dois parlamentares. O outro é o deputado federal José Guimarães


Estudantes de jornalismo que cursam a partir do 4º semestre na podem se inscrever, até o dia 4 de agosto, para uma vaga na 20ª turma Novos Talentos. Realizado pelo Grupo O POVO, o projeto tem coordenação do jornalista Plínio Bortolloti. Inscrições e mais informações no site opovo.com.br/novostalentos.

 

Alguém disse que 2017 seria melhor do que 2016?

Adriano Nogueira

TAGS