PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Previdência (1)

2017-05-13 17:00:00
NULL
NULL

Sobre a proposta de reforma da Previdência , eis algumas visões que a coluna gostaria de compartilhar. Denise Lobato Gentil, professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é enfática ao afirmar que: “essa reforma precisa ser interditada. Ela está, na sua origem - o cálculo atuarial - completamente tendenciosa, incorreta. Precisa ser julgada, desde o seu modelo atuarial, para ser interceptada. A sociedade brasileira não merece isso”.

PREVIDÊNCIA (2)
A professora Rivânia Moura, doutora em Serviço Social e professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, afirma que a reforma previdenciária proposta pelo governo Temer é “um retrocesso na trajetória da Seguridade Social”. Para ela, a “contrarreforma da previdência” nada mais é do que o Estado priorizando a obtenção de superávit primário no Orçamento para poder pagar a rolagem da dívida pública, favorecendo os bancos e o mercado financeiro.

PREVIDÊNCIA (3)
“Precisamos compreender que uma nação não se faz só com empresas e bancos, se faz principalmente com trabalhadores, os principais responsáveis pela produção da riqueza. E por serem os principais responsáveis pela produção da riqueza precisam de saúde, de educação, de transporte, de previdência, de lazer, de cultura, para estarem em condição de produzir”, afirma Rivânia Moura.

PREVIDÊNCIA (4)
Autora de pesquisa que analisa a importância do componente demográfico no equilíbrio das contas previdenciárias, Eli Lola Gurgel de Andrade, professora de Medicina Preventiva e Social da Universidade Federal de Minas Gerais afirma que “a dinâmica demográfica brasileira está sendo usada de forma feroz contra a previdência enquanto, na verdade, este é o componente mais virtuoso da possibilidade de sustentação dessa importante política social que é a previdência no quadro mais amplio da Seguridade Social”. Observa que o Brasil tem uma dinâmica demográfica distinta de todos os outros países, que muitas vezes influenciou no aumento da capacidade de arrecadação do sistema previdenciário, pela força de crescimento populacional e da entrada em idade ativa.

PREVIDÊNCIA (5)
O pesquisador aposentado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Guilherme Delgado, critica a falta de transparência das informações previdenciárias no Brasil. Ele vê como “muito pouco transparente” o sistema de informação da Seguridade e da Previdência Social o que dificulta uma análise mais completa de sua realidade. Critica, também, a “obscuridade” de como é elaborado o orçamento da Previdência Social na Lei Orçamentária Anual (LOA). Essas análises foram feitas na segunda audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito da Previdência Social,com a presença de parlamentares, entre eles o senador José Pimentel(PT) ex-ministro da Previdência.

PRECARIEDADE
Enquanto o noticiário nacional toma conta das discussões, problemas locais são esquecidos ou, pelo menos, postos de lado. Situação do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC), por exemplo. Sacrifício grande conseguir consulta. São liberadas às 8h,11h e 14h. Se o usuário conseguir, ótimo, caso contrário, tenta “ganhar na loteria” nos dias seguintes. E olha que o servidor do Estado só tem direito a uma consulta por mês, por família. Exame de imagem? Ponha meses de espera. Já soube que a ideia do Governo é cobrar alguma contribuição dos servidores mas o sindicato da categoria não permite.
[FOTO1]
PARA NÃO ESQUECER
“Do Holocausto à Libertação” é o nome da exposição que reúne 160 fotos e documentos ,promovida pela Sociedade Israelita do Ceará que está aberta à visitação no hall da Assembleia Legislativa até dia 26 próximo. Os sobreviventes do Holocausto, Tomas e Szuszanna Venetianer,e foram homenageados na solenidade de inauguração da mostra,bem como o embaixador Hildebrando Acioly,que teve importante atuação durante a 2ª Guerra, facilitando a entrada de judeus no Brasil. Hildebrando nasceu em Fortaleza em 1888 e faleceu no Rio em 1962.
 

Miudezas 

 

A FAMETRO realiza às 3ªs e 5ªs feiras atendimento gratuito para quem sofre de dor corporal por tensão muscular, dores decorrentes da má postura ou sobrecarga laboral. Onde: Clínica Integrada de Saúde,na rua Liberato Barroso, 1503, das 17h às 19h. Ficou interessado, ligue 3206 6433.

ELEITOR tem mais um local para procurar serviços do Tribunal Regional Eleitoral. Inaugurado no shopping RioMar um posto de atendimento que
funcionará das 10 às 19h de segunda à sexta.

A ETAPA nacional da Imagine Cup, acontecerá em Fortaleza,quarta (17) e quinta-feira (18) no Centro Dragão do Mar. Três projetos cearenses disputam o título na competição considerada a “Copa do Mundo da Tecnologia”. O evento é realização da Microsoft e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secitece

O GRUPO Tree Gees que reproduz o espirito do Bee Gees, se apresenta no Brasil pela primeira vez em São Paulo,Rio de Janeiro, Porto Alegre, recife, Natal e em Fortaleza,dia 21.Será no teatro do RioMar.

APESAR do cunho comercial da data,não custa nada desejar um dia feliz para todas as mães que “frequentam” a coluna.
Beijo bem grande..

Inês Aparecida

TAGS