PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Receita de bolo

2017-03-11 17:00:00

Nos tempos sombrios da ditadura militar, quando censura à imprensa fazia parte do cotidiano das redações , os jornais – notadamente do Sudeste-Sul – ocupavam os espaços das matérias censuradas publicando receita de bolo. Quando se via uma receita culinária em página de politica, economia ou mesmo de cotidiano (ou editoria de Cidades, como queiram), se percebia que daquele local tiraram alguma informação que não agradava aos censores. Eles encontravam “perigo” nos menores dados. Emblemático foi o caso da proibição de divulgar as ocorrências de meningite no País. Mas essas (tristes) lembranças me ocorreram pela vontade que estou de, também, publicar receitas por aqui. E não é por causa de censura, mas por desânimo mesmo de comentar o dia a dia do Brasil. Tão sem graça, tão sombrio, tô desinteressante, tão desumano, tão...

FIM DA FRANQUIA: DÚVIDAS (A)
O fim da franquia que permite atualmente aos passageiros do transporte aéreo viajar com até 23 kg de bagagem, sem cobrança, confirmado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e já colocado em prática pela empresa Gol, está sendo contestado no Congresso Nacional. Requerimento de convocação da direção da ANAC e das companhias aéreas para explicar o caso foi apresentado pelo deputado federal Chico Lopes (PCdoB), na Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados.”Não há o menor sentido em o consumidor pagar por algo a que ele tem direito atualmente.

FIM DA FRANQUIA: DÚVIDAS (B)
“Qual o serviço extra que as companhias passariam a prestar para justificar uma nova cobrança?”, questiona o deputado. “O preço das passagens aéreas no Brasil decolou há muito tempo. Atualmente até os lanches a bordo são cobrados. As empresas querem esconder essa elevação com promoções nos finais de semana, que são ilusórias, porque vêm com várias e várias restrições”, acrescenta o parlamentar. “Muitas vezes, é mais barato ir de Fortaleza pra Argentina que de Fortaleza pra Aracaju ou João Pessoa”, aponta.

IMPERDÍVEL
O primeiro volume da trilogia “Uma História do Samba”, do escritor/jornalista Lira Neto (foto), cearense radicado em São Paulo, está à disposição dos leitores. Ainda não li, mas tenho certeza que tem a profundidade da pesquisa e a qualidade do texto de seus trabalhos anteriores como a biografia de Getúlio Vargas, em três volumes. Em entrevista concedida ao jornalista Alexandre Lucchese, do Zero Hora, Lira Neto garante que “da mesma forma que não tive receio de biografar Getúlio Vargas, por um suposto temor de mexer com algo que é patrimônio dos gaúchos, também não tive receio de escrever sobre o samba. Não estou interessado em me tornar um sambista, sou uma pessoa que tem curiosidade pela história e pelos personagens que a compõem”.

UMA BOA
O Instituto Primeira Infância (IPREDE) fechou parceria com o Instituto Experimentos para promover o intercâmbio entre as crianças e o programa de pedagogia aliado à neurociência da entidade de ensino. A cada turma do Experimentes haverá uma vaga para uma criança do Iprede que terá acompanhamento de especialista e participará de duas aulas semanais.

ACOLHIMENTO
Universidade Estadual do Ceará inaugurou o Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres Vítimas de Violência, no Espaço Cultural Patativa do Assaré, no campus Itaperi.O Núcleo foi criado pelo Comitê de Segurança em atendimento a uma das reivindicações do Núcleo Jana Barroso da Marcha Mundial de Mulheres que, em 2016, iniciou campanha de enfrentamento à violência contra a mulher nos campi da Uece.
 

Miudezas


SÓ OUÇO FALAR
bem do “Trem da Alegria - Arte, Futebol e Ofício”, que tem roteiro, direção e produção do cineasta Francis Vale. O filme é um documentário sobre um time de futebol que reúne ex-jogadores e artistas, com depoimentos de Afonsinho, Ney Conceição, Abel Silva, Paulinho da Viola, Morais Moreira e Serginho Redes entre vários.

DIAS 23 E 24 deste mês, às 19h, estará no palco do Centro Cultural BNB (rua Conde D’Eu 560) o musical Compilation, resultado de 15 anos de trabalho da Cia. Vatá, no Ceará. No espetáculo o público é convidado a mergulhar em várias linguagens – dança contemporânea e tradicional, sapateado e muita música ao vivo – que habitam o universo tradicional do Brasil.

HOJE (12) A PARTIR das 9 horas, o Parque do Cocó estará movimentado. C.Rolim Engenharia comemora 40 anos de vida com assisnatura de convênio com a Secretaria do Meio Ambiente estadual comprometendo-se a plantar 40 mil árvores e celebra a data, também, com show de Marcos Lessa.

 

Por Inês Aparecida

Adriano Nogueira

TAGS