PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Tendências Food

2017-04-01 17:00:00
NULL
NULL
[FOTO1]

1 Viajar é sempre muito bom, renova as energias e alarga os horizontes, ficamos por dentro das tendências não só em moda, mas também no mundo dos alimentos. Ganham destaque, nos Estados Unidos, comer chocolate no café da manhã e romã in natura, que virou mania adolescente depois que Kylie Jenner surgiu, no reality Keeping Up With the Kardashians, comendo a frutinha. Você encontra romã em supermercados como Walmart, facilmente. O carneiro é outra tendência, por ser rico em proteína e colágeno, assim como os coquetéis ZERO álcool ao lado dos burgers veganos.


2 Os coquetéis ZERO álcool ganharam carona na onda fitness, de pessoas que desejam ganhar músculos e perder gordura. O álcool atrapalha nesse processo, prejudicando, principalmente, a perda de gordura. E é justamente aí que as bebidas sem álcool e os refrigerantes saem de cena e dão lugar aos chamados “mocktails”, que usam conceitos da mixologia (a arte de misturar bebidas e sucos). Ganham destaque as águas gaseificadas (beba com moderação, pois estimula o surgimento de celulite), chás (o de hibisco e cavalinha são os preferidos), infusão de especiarias e ervas. Veja receita ao lado.


3 Para acompanhar os “mocktails”, principalmente em eventos, em sua clínica, para manter seus pacientes em forma, os burgers veganos são perfeitos. Uma tendência que veio para ficar, nos Estados Unidos, soprando da Europa, principalmente da Alemanha, onde se fala da veganização do país europeu. A proteína de origem vegetal conquistou até os onívoros que desejam diversificar a nutrição e impulsionam o crescimento dos açougues veganos, digamos assim, com burgers de ervilha, milho, cogumelo... No livro Vegan for Fun, do festejado autor alemão Attila Hildmann, tem receitinhas ótimas para deixar nossa vida mais alegre e colorida.


4 A sardinha, um peixe que apreciamos como aperitivo, no Brasil, ficou chique, mesmo as de latinha. É um peixe rico em ômega 3, poderoso, capaz de baixar o risco de infartos, saboroso e de gosto agradável (sabor umami, um dos cinco gostos básicos do paladar humano, como o doce, azedo, amargo e salgado). O sucesso é tanto que marcas alimentícias estão investindo em diferentes formas de enlatados.


5 Outra iguaria bem brasileira, melhor, bem nordestina, é o carneiro. Os americanos estão investindo não só na carne — cujos benefícios são relatados até na Bíblia Sagrada por se tratar de uma carne magra, rica em proteína e com menos gordura do que o frango —, mas também no leite de cabra, superforte, e no brodo (caldo feito a partir dos ossos do animal, rico em colágeno, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e compostos anti-inflamatórios).


6 Confesso que o tal caldo, que provoca filas em Nova York, nos restaurantes East Village e Brodo, na 200 First Avenue, e no Belcamp, só de olhar, deixou-me um pouco enjoada. Mas se faz bem à pele, ajuda a emagrecer, a reduzir medidas, aumenta a saciedade e é um ótimo alimento antienvelhecimento, então, por que não provar?


7 Se você não tem os ossos do carneiro para fazer o tal brodo, faça de mão de vaca, o caldo de mocotó, o tradicional caldo nordestino, proveniente da cozinha ancestral, que há tempos faz sucesso no Mercado Central de Fortaleza (só que menos gorduroso). Surte o mesmo efeito. E se lhe chamarem de brega, mostre a nossa matéria ou outras notícias, na Internet, de como o brodo (caldo de mão de vaca, de mocotó, como queira chamar), ficou chique e foi rebatizado de shots de brodo (veja receita ou lado).


Bate-Pronto

A fisioterapeuta Glaucia Brandão é especialista em Acupuntura e Eletroacupuntura, da Fisiovida, que montou uma verdadeira clínica no nosso evento “Casa Organizada, Vida Harmonizada. Conheça o movimento Organizer”, no Lounge Manhattan O POVO Experience, aborda a ventosaterapia que provocou fila entre os convidados que desejavam conhecer o tratamento.


O POVO– O que é a ventosaterapia?


GLÁUCIA BRANDÃO – É um tratamento para combater dores nas costas, no pescoço, rigidez, muscular, reumatismo, fadiga, enxaqueca, ansiedade. Auxilia contra o estresse tem efeito desintoxicante. Uma técnica muito antiga da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que utiliza a sucção como forma terapêutica.


RFP – Como funciona?


GB - Por meio da ventosa, produzimos um efeito de vácuo, sugando a pele e o músculo. Abrimos os poros e mobilizamos a circulação sanguínea e linfática do corpo, favorecendo a nutrição dos músculos. Alívio das tensões, dores musculares e articulações.


RFP – As ventosas podem ser associadas a outras técnicas?


GB - Na minha prática clínica, utilizo várias técnicas. No caso das ventosas ou da acupuntura, utilizo mais de uma técnica, dependendo da queixa do paciente, complemento a outro tratamento. Mas também posso utilizar as ventosas sozinhas, principalmente nos pacientes que têm medo de agulha.


RFP – Chamou muita atenção os hematomas nas costas do nadador Michael Phelps, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, ano passado, provocados pela sucção das ventosas. A terapia é mais indicada para atletas?


GB – Não. Além dos atletas e esportistas em geral se beneficiarem muito das ventosas, pela restrição de várias medicações, devido ao doping, pessoas que possuem restrições de analgésicos e anti-inflamatórios procuram muito a ventosaterapia.


RFP – Em quanto tempo é realizado o tratamento?


GB - O número de atendimentos depende muito da queixa do paciente, mas normalmente indicamos dez atendimentos. Para pacientes sem restrições, com objetivo apenas de manutenção da saúde, deve-se então efetuar a técnica a cada 15 ou 30 dias. O tempo de atendimento gira em torno de 50 min.


GASTRONOMIA FUNCIONAL


MESTIROSCA

Receitinha da nutricionista Fernanda Montenegro, do Beach SPA, do Hotel Lara, no Ceará. Uma caipirinha ZERO álcool, os mocktails


INGREDIENTES

1 Suco de limão

1 Aquarius Fresh ou outra bebida com gás sabor limão

Gelo a gosto


MODO DE PREPARO

Bata como se estivesse fazendo uma caipirinha. Na hora de servir, capriche na decoração


SHOTS DE BRODO

Receitinha da nutricionista Carina Melo, de São Paulo. O brodo leva 6h para ficar pronto.


INGREDIENTES

1 kg de ossos de carneiro ou boi

4 litros de água

300 g de cebola exalo-te com casca cortada ao meio

300 g de talo de salsão grosseiramente picado

300 g de cenoura grosseiramente picada

3 dentes de alho com casca

2 buquê garni (salsa, louro e tomilho)

4 grãos de pimenta da Jamaica

3 sementes de cardamomo


MODO DE PREPARO

Acomode os ossos em um caldeirão ou panela grande. Acrescente buquê garni, legumes, alho, pimenta e cardamomo. Complete com água e cozinhe em fogo lento.


Em intervalos de tempo, retire com uma concha a espuma que se forma por cima (gordura pura). Mantenha cozinhando por 6 horas.


Galeria

Médico nutrólogo Fred Carioca se encontra no OCRC - Obesity and Comorbidities Research Center, em cursos de treinamento e reciclagem, em São Paulo


Fisioterapeuta Jorge Brandão, cap da FisioVida, que já confirmou presença nas duas edições da nossa revista O POVO Saúde & Beleza, deste ano, engajou-se na campanha Purple Day, Tô Roxo por Você, de apoio ao paciente com epilepsia


Fisioterapeuta Jorge Brandão participou do eneagrama das personalidades, popularizado pelo filósofo armênio George Ivanovich Gurdjieff, com a coach Flávia Vieira, de autoconhecimento profundo, na Dominus

TAGS