PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Por que usar contenção após permanecer com aparelho ortodôntico

2017-04-22 17:00:00
NULL
NULL
[FOTO1]

1 Sempre fazemos matéria e matérias sobre os aparelhos ortodôntico de correção, mas é difícil encontrar textos que tirem nossas dúvidas e nos esclareçam a importância do uso do aparelho de contenção. Geralmente, são aquelas plaquinhas ou aqueles aparelhinhos transparentes que não interferem no sorriso, de uso contínuo (somente à noite ou durante todo o dia).


2 “A contenção ortodôntica tem como objetivo fixar e estabilizar os dentes movimentados e ajuda a evitar a recidiva ortodôntica, que é o retorno parcial à antiga posição dos dentes. Ou seja, só após a fase de contenção é que o tratamento ortodôntico estará verdadeiramente consolidado e finalizado”, esclarece o dentista Rolf Marçon Faltin, especialista em ortodontia e ortopedia facial, que ministra cursos no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e é diretor técnico da Clear Aligner, em São Paulo. O uso da contenção é uma fase tão importante quanto a fase ativa, que movimenta os dentes para atingir os resultados esperados e requer, essencialmente, a colaboração do paciente.


3 Mas por que estamos lá, com nossos dentes corrigidos, com tratamento ortodôntico tradicional finalizado, e aí, daqui um tempo, pá, os dentes começam a sair do lugar, sentimos eles se movimentarem na boca? Faltin explica que isso acontece porque os tecidos e as fibras colágenas elásticas, que sustentam os dentes, determinam um certo efeito “memória” de posicionamento. “Geralmente, associa-se a isso uma outra causa, que é o uso incorreto, não contínuo ou ainda a não utilização de aparelhos de contenção”, observa.


4 O osso que reveste as raízes dos dentes, os tecidos moles e a musculatura do rosto, principalmente a da língua, lábios e bochecha, precisam de um tempo para se readaptar e entrar em equilíbrio com a nova mordida e posicionamento dentário. “As primeiras semanas são as mais preocupantes e, portanto, as contenções precisam ser instaladas imediatamente após a remoção dos aparelhos ortodônticos”.

 

5 Já o tempo de permanência da contenção ortodôntica está relacionado a idade, biologia e respostas individuais do paciente, somadas ao grau de severidade do caso, o tipo de má-oclusão existente no início do tratamento e o resultado obtido durante o processo. “Um protocolo bastante aplicado e considerado como mínimo, básico em termos de uso e frequência das contenções para pacientes tratados ortodonticamente, isto é, que tiveram movimentação de um ou mais dentes, sugere seis meses de uso integral, seguido de seis meses de uso noturno das contenções. É como a fase do ‘gesso/fixação/tipoias/tala’ após as fraturas ou cirurgias ortopédicas”, avalia.


6 Sendo assim, o ideal é que o ortodontista defina, junto com o paciente, o tempo correto de utilização até que os dentes estejam totalmente consolidados no osso, evitando, dessa forma, a chamada recidiva. “Além disso, é preciso definir a melhor escolha de contenção de acordo com as especificidades de cada caso e as vantagens para cada paciente”, explica Faltin.


GASTRONOMIA FUNCIONAL

SUCO DE UVA CASEIRO

Um fim de tarde delicioso entre produtos vegans e chás, na companhia dos farmacêuticos Beatriz Bezerra, Tiago Olinda e Danilo Gonçalves, caps da Farmácia Fitos. Entre uma conversa e outra, adorei a receita de suco de uva e do chá de casca de laranja. Compartilho com você, hoje, a receita de suco de uva, rico em flavonoide, ação anti-inflamatória, anti-hemorrágica, anti-alérgica e anti-câncer.


Ingredientes:

500g de uvas roxas / 2 litros de água


Modo de fazer:

Lave as uvas e as coloque na água. Leve ao fogo para cozinhar por cerca de 1h30min. Depois de esfriar, bata no liquidificador. O ideal é não coar e tomar o suco com as cascas da uva, ricas em fibras.

 

Galeria 

1. Médico hemotologista Fernando Barroso discursa em solenidade, no Hemoce, que comemorou a marca de 300 transplantes de medula óssea realizados no Ceará


2. Governador Camilo Santana comanda a solenidade em comemoração dos 300 transplantes realizados, no Ceará. Um esforço de uma equipe multidisciplinar, do Hemoce

 

3. Mateus Prado, gerente de Marketing da Aliança de Ouro; oftalmologista Abraão Lucena, presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia; Erivan Ferreira, diretor da Aliança de Ouro; e médico Francisco de Andrade, superintendente da Aliança de Ouro, no resto Pipo, onde a Aliança de Ouro firma compromisso em apoio às ações do Conselho Nacional de Oftalmologia em prol da saúde ocular


Bate-Pronto

Bruxismo agrava o problema dos dentes se movimentarem, após tratamento ortodôntico? Por que os dentes entortam? A dentista Cláudia Paiva responde a essas e outras perguntas.


O POVO - Por que os dentes entortam?


CLÁUDIA PAIVA – Quando nascemos, temos características de nossos pais, algumas vezes dentes grandes e tamanho da arcada pequena, por exemplo. Por esse motivo, os dentes vão estar fora do alinhamento desejado e pouco estético. Outro problema é quando o paciente remove o aparelho ortodôntico e não usa a contenção no tempo recomendado. Aí, os dentes sofrem uma acomodação e saem um pouco do alinhamento.


OP – Então, é comum os dentes se movimentarem após o uso de aparelho?


CLÁUDIA - Importante também é o ortodontista balancear a oclusão nos movimentos funcionais. Se isso não for feito e o dente estiver com algum contato prematuro, pode se movimentar.


OP - A respiração influencia e problemas como adenoide agravam o problema?


CLÁUDIA - O paciente com problemas respiratórios normalmente é respirador bucal, e a característica desse paciente é ter um palato muito profundo, diminuindo o contorno da arcada. Se os dentes forem grandes não vai haver espaço suficiente, então ficarão desalinhados.


OP - E o bruxismo agrava o problema?


CLÁUDIA - O bruxismo causa o desgaste dos dentes que pode levar a movimentos indesejados e até fraturas dentárias. Este desgaste causa diminuição da dimensão vertical do paciente, que precisa ser recuperada com uma reabilitação feita por um especialista.


OP - Qual a solução?


CLÁUDIA - O bruxismo tem a causa multifatorial e não tem cura. O que fazemos é recuperar todos os fatores perdidos devolvendo uma oclusão balanceada. Esta reabilitação é feita em toda a arcada e, para dormir, confeccionamos uma placa em resina para protegermos os dentes.

Adriano Nogueira

TAGS