PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Desmistificando o Botox

2017-03-04 17:00:00
NULL
NULL

[FOTO1] 

Roberta Fontelles Philomeno

 

A toxina botulínica é uma das melhores invenções de resultado sensacional para a Medicina Estética. Só que muitos pacientes ainda têm muitas dúvidas sobre a aplicação e limitações de uso da substância. Cirurgião plástico Giovanni Martins (CRM 6225 / RQE 2627) vai desmistificar alguns mitos e nos esclarecer sobre o Botox, nome comercial pelo qual a toxina é mais conhecida.


1 O Botox vai me deixar mais bonita? “Isto é parcialmente verdade. A função do Botox é de dar uma aparência rejuvenescida pela atenuação das rugas cinéticas da face. Aquele aspecto de ‘aborrecido’, causado pelas rugas sobre o nariz, e o aspecto de envelhecimento das rugas da testa e os ‘pés-de-galinha’ são facilmente tratados pela aplicação da toxina botulínica”.


2 A toxina trata rugas? “Mais uma vez é parcialmente verdade. As rugas que são decorrentes da mímica facial são tratadas pela aplicação da toxina, mas as rugas estáticas, causadas pela ‘queda’ dos tecidos, devem ser tratadas pela volumização, ou seja, pelo preenchimento. Podemos citar como exemplo a ruga do sulco nasogeniano (bigode-chinês). Bom deixar claro que Botox não preenche lábios, quem faz a volumização é o ácido hialurônico, o mais usado”.


3 Meu Botox não ficou bom, porque ainda estou mexendo o rosto? “A ideia do ‘frozen face’ vem, aos poucos, sendo mais compreendida pelos pacientes, talvez pelas caricaturas que o ‘frozen face’ proporcionou. Não temos intenção de aplicar toxina e ‘congelar’ a face do paciente, de forma que perca a mímica facial. Muitos ainda se queixam que não estão completamente paralisados. É sempre importante um resultado natural e nada de rosto de boneco de cera, sem expressão”.


4 Posso aplicar toxina botulínica na véspera do meu casamento? “Os tratamentos estéticos, de maneira geral, devem ser aplicados em torno de duas a três semanas antes de eventos importantes. É o tempo necessário para a substância atingir um resultado excelente e também a aplicação, por mais cuidado que tenhamos, pode causar pequenas equimoses (roxo na pele)”.


5 O resultado não ficou bom por que foi aplicada pouca quantidade do produto? “A pele, se estiver muito enrugada, vai precisar de duas ou mais aplicações, para ficar lisinha de novo. Entre as aplicações, precisamos de um tempo de repouso, para a toxina atingir um resultado excelente. Mas aconselho os pacientes a não esperarem a pele ficar com aspecto muito enrugado para se iniciar o tratamento. Quanto mais cedo começar as aplicações, melhor. O Botox previne rugas. Além disso, as mudanças de quem faz tratamento regular são mais sutis, chamam menos atenção e causam aspecto de sempre jovem”.

 

6 Só aplico toxina na promoção. “Fique atento às promoções, na aplicação da toxina botulínica. O produto é sabidamente caro, importado e um resultado satisfatório demanda um produto de qualidade, na dose adequada e aplicada por um profissional médico competente, treinado nas técnicas mais modernas que primam pela naturalidade dos resultados”.


Bate-pronto

 

Nutricionista Andrea Frias, PhD em Nutrição e Coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, de São Paulo, aborda os benefícios do consumo do colágeno hidrolisado e dá dicas para uma pele mais bonita e saudável.


O POVO – Por que o colágeno é tão importante para nossa pele?

ANDREA FRIAS – O colágeno é uma proteína que dá sustentação às células, mantendo-as unidas. A pele corresponde a 15% do peso corporal e 75% a 80% de sua estrutura é composta por colágeno.

OP – Por que perdemos colágeno?

AF - Apesar de todos os cuidados, o processo natural de envelhecimento causa a degradação do colágeno, fazendo com que a pele fique mais seca, fina e flácida. O processo de perda dessa proteína pode chegar a 1% ao ano, em mulheres a partir dos 30 anos e ultrapassar os 2% ao ano, após os 50 anos de idade.

OP – Após a menopausa a perda se acentua?

AF - As mulheres são as mais afetadas e os primeiros cinco anos após a menopausa podem reduzir até 60% do colágeno corporal.

OP – Quais são as consequências da perda de colágeno?

AF – A perda pode afetar a autoestima das mulheres, já que a pele perde a elasticidade e firmeza, fica mais seca e está mais sensível a escoriações e aos efeitos da exposição solar. A degradação do colágeno também pode prejudicar a aparência dos cabelos e das unhas e agravar os casos de celulite.

OP – O que podemos fazer?

AF - Um estudo realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, comprovou que o consumo diário de 10g de colágeno hidrolisado, da Sanavita, pode melhorar o aspecto da pele, de forma expressiva em pouco tempo.

OP – Só tomar colágeno hidrolisado ameniza os efeitos do envelhecimento?

AF – O colágeno deve ser associado às substâncias antioxidantes, como as vitaminas A, C, E e Zinco, que potencializam os benefícios. O produto também foi eficaz na prevenção dos sinais relacionados ao foto envelhecimento – aqueles provocados pela exposição aos raios UV, atuando diretamente contra os radicais livres.

OP - Quais são os outros fatores que prejudicam a beleza e saúde da pele?

AF - Hábitos inadequados como a exposição excessiva ao sol ao longo dos anos, a alimentação desequilibrada, especialmente rica em carboidratos simples, bebidas alcoólicas, baixo consumo de água, o tabagismo e noites mal dormidas são exemplos de fatores que potencializam a perda dessa proteína, acelerando os sinais do tempo”, alerta.

GASTRONOMIA FUNCIONAL


Chef Rodrigo Nappi do restaurante 300 Cosmo Dining Room, de Porto Alegre (RS), junto da equipe de nutrição do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA, em Gramado (RS), traz uma receita de brigadeiro livre de glúten e lactose.


BRIGADEIRO FUNCIONAL


INGREDIENTES

3 xícaras de biomassa de banana verde (temperatura ambiente)

4 colheres (sopa) rasas de cacau em pó

6 colheres (sopa) rasas de açúcar mascavo

2 colheres (sopa) de manteiga ghee (ou óleo de coco)

4 colheres (sopa) de arroz em pó

 

Para decorar: cacau em pó ou chocolate 70% de cacau em lascas ou lâminas de castanha


MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes em uma panela e só depois leve ao fogo brando, mexendo sempre até formar um composto liso e homogêneo. Deixe cozinhar até ficar um ponto bem parecido com brigadeiro convencional. Leve à geladeira por 1 hora. Retire e faça os brigadeiros, passando-os pelas lascas de chocolate ou castanhas.

Rendimento: 13 brigadeiros grandes (40g) ou 25 brigadeiros de festa


GALERIA

Cirurgião plástico Paulo Régis, dentista Rachel Teixeira e os amigos Micheline e Germano Albuquerque, nos 50 anos do Baile da Saudade, do Náutico Clube


Fisioterapeuta Jorge Brandão montou um verdadeiro SPA, de sua Clínica FisioVida, no evento “Casa Organizada, Vida Harmonizada. Conheça o Movimento Organizer”, conduzido pela jornalista Roberta Fontelles Philomeno, no Lounge Manhattan O POVO Experience


Presidente da Unimed Fortaleza, medico João Borges, de parabéns pela realização do 1º Congresso Médico Unimed Fortaleza, na última sexta. Foco em multiespecialidades e no diálogo entre elas, atrativos científicos e benefícios de impacto direto para a sociedade.


Celebs

Para fazer bonito como Madrinha de Bateria, da Escola Grande Rio, e acompanhar o pique da homenageada da escola, neste ano, a cantora Ivete Sangalo, Paloma Bernardi pegou pesado nos treinos, 2h por dia, num mix de musculação e aeróbico e investiu numa alimentação saudável. Nas gravações da novela “A Terra Prometida”, exibida pela Rede Record, ela levava marmitinhas congeladas e só consumiu alimentos ZEROglúten, ZEROlactose e nada de carboidrato depois das 18h.

 

TAGS