PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Rinoplastia: personalizar é a palavra-chave da cirurgia

2017-02-11 17:00:00
NULL
NULL

[FOTO1] 

POR ROBERTA FONTELLES PHILOMENO

roberta@opovo.com.br

 

1 De uns cinco anos para cá, a procura pela cirurgia plástica de nariz aumentou e muito. Se antes a lipoaspiração e a colocação de próteses de silicone nos seios dominavam absolutas, hoje, a rinoplastia corre pela dianteira e ganha cada vez mais pacientes. O cirurgião plástico Erik Nery (CRM 8266 / RQE 4797) diz que duas razões foram determinantes para esse aumento: o surgimento das selfies, com as pessoas se analisando e seus perfis sendo analisados a toda hora nas redes sociais, e o aperfeiçoamento das técnicas e a capacitação dos cirurgiões.

 

2 Mas antes de você se entregar ao bisturi, é bom ficar atendo a alguns detalhes e lembrar da história da top model Gisele Bündchen, que foi aconselhada a fazer a cirurgia para correção de nariz e nunca fez. Bündchen disse que o formato de seu nariz transmitia personalidade e que não iria atrapalhar em sua carreira, o que realmente nunca atrapalhou. E muito menos em sua vida particular — casada com o jogador de futebol americano Tom Brady, jogador do time vencedor do Super Bowl 2017, maior espetáculo esportivo do mundo.


3 E personalidade é um dos requisitos que os cirurgiões plásticos avaliam antes de fazer a rinoplastia. “O que aconteceu é que a humanidade começou a dar valor ao exclusivo, ao que só é seu, personalizado, e a cirurgia nasal seguiu esse conceito. Cada um tem o seu nariz”, ressalta Nery. O nariz tem que se “encaixar” na face, guardadas as proporções. “Personalidade, características físicas, etnia... temos de levar tudo isso em consideração para operar”. Antigamente, diz Erik Nery, o padrão da rinoplastia, de 1906, era, basicamente, diminuir o septo, o dorso, levantar a ponta, diminuir ou não as cartilagens alares.


4 “Hoje, conseguimos arquitetar, planejar e adequar uma cirurgia nasal à face de cada um”. E é justamente a personalização que torna a rinoplastia tão exclusiva. “É a engenharia individual. Não podemos sistematizar um nariz da Nicole Kidman em uma atriz negra”, exemplifica. As características de cada indivíduo têm de ser respeitadas para se evitar bizarrices como o cantor falecido Michael Jackson.


5 Então, se você pensa que vai chegar ao consultório de Erik Nery com foto de uma amiga ou de uma celebridade para ele fazer um nariz igual em você é melhor desistir. “Essa é a primeira regra para eu não realizar a cirurgia”, entrega. Erik diz que faz uma seleção rigorosa de seus pacientes candidatos à rinoplastia. Outro caso de recusa é quando o paciente não sabe responder o que o incomoda no nariz, a ponta, o dorso... “O paciente tem de ser categórico, saber o que o incomoda, mostrar suas insatisfações. Se ele não define, joga a responsabilidade do resultado da operação para o cirurgião”.


6 Definir as insatisfações é tão importante, porque será através delas que o cirurgião vai trabalhando o organograma cirúrgico, que são as etapas que devem ser seguidas para corrigir cada item de queixa no nariz. “Óbvio que vou dando minha opinião, impondo limites — o que é real, o exagero, o que poderá ser alcançado com o resultado e o mais importante: não adianta ter um nariz bonito se não é funcional”, esclarece.


7 O desejo do paciente em mudar o nariz, suas insatisfações, tem de estar sintonizado também com a possibilidade e limites das técnicas e da própria estrutura do rosto de cada um. “O nariz é o gatilho da máquina, centraliza o rosto e qualquer alteração em sua estrutura pode se tornar muito mais evidente do que em qualquer outra parte do rosto. Todas as lentes focam o nariz”.


Poder do quando

Descubra o ritmo do seu corpo, o momento certo para almoçar, pedir um aumento, tomar remédio e muito mais. É o que ensina o livro O poder do quando, de Michael Breus, conhecido nos Estados Unidos como Dr. Sleep. É superlegal, logo nos primeiros capítulos, Dr. Sleep coloca um teste para identificação do cronotipo de cada pessoa, que se divide em: urso, lobo, golfinho ou leão.

 

Em suas pesquisas, ele concluiu que a maioria das pessoas se enquadra em uma dessas quatro maneiras de funcionamento do relógio biológico e isso é fundamental para que se possam tomar escolhas, de acordo com o desempenho do organismo.


O poder do quando, livro de Michael Breus, o Dr. Sleep


CRONOTIPOS

Golfinhos (10% da população): Costumam acordar se sentindo pouco revigorados e ficam cansados até o fim da tarde, quando de repente entram no ritmo. São mais produtivos em momentos esparsos ao longo do dia. Geralmente são cautelosos, introvertidos e inteligentes.

Leões (de 15% a 20% da população): Acordam ao nascer do sol ou até antes, começam a se sentir cansados no fim da tarde e pegam no sono facilmente. São mais alertas ao meio-dia e mais produtivos pela manhã. Costumam ser pessoas estáveis, práticas e otimistas.


Ursos (50% da população): Acordam depois de apertar o botão de soneca uma ou duas vezes e dormem profundamente, mas não tanto quanto gostariam. São mais produtivos no fim da manhã. Geralmente são simpáticos e descontraídos.


Lobos (de 15% a 20% da população): Têm dificuldade para acordar antes das nove horas, ficam confusos mentalmente até o meio-dia e só se sentem cansados depois da meia-noite. São mais alertas às 19 horas e mais produtivos no fim da manhã e da tarde. Costumam ser impulsivos, pessimistas e criativos.

 

Celebs

Ivete Sangalo promete chegar chegando neste Carnaval. A cantora postou em seu Instagram um vídeo se exercitando em plena madrugada. “Treino intenso”, dizia. Ela mudou um pouco a alimentação, só não conseguiu largar os doces. Além de Salvador, Ivete vai desfilar pela Grande Rio, no domingo de Carnaval, dia 26. Ela será homenageada com o enredo “Ivete do rio ao Rio”. No click, a baiana na Sapucaí, no Rio de Janeiro, no ensaio técnico da escola de samba.

 

GALERIA

Um sucesso o almoço em comemoração aos 50 anos de formatura em Medicina, da UFC, em um dia ensolarado, nos jardins do Marina Park

 

João Quintino Filho e Márcia Alcântara


João Quintino Filho, Mão Santa e Gutemberg Figueiredo


João Quintino Filho, Lúcio Alcântara e Gutemberg Figueiredo

 

Adriano Nogueira

TAGS