PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Maternidade aos 50 anos

2017-01-21 17:00:00
NULL
NULL
[FOTO1]

1 O nascimento do filho da cantora americana Janet Jackson, de 50 anos de idade, surpreendeu o mundo e abre uma discussão sobre a relação entre idade e fertilidade feminina. Até onde é possível, os métodos da reprodução assistida podem minimizar os riscos da gravidez tardia. Isso anima os médicos e estudiosos do assunto, já que as mulheres estão cada vez mais adiando a vinda do primeiro filho, uma tendência mundial. No Brasil, já em 2013, 31% das mulheres gestantes tinham acima de 30 anos, segundo o Ministério da Saúde.


2 Uma das razões do sucesso da gravidez tardia da irmã do saudoso cantor Michael Jackson, segundo especulações da imprensa, é ter recorrido ao procedimento de congelamento de óvulos. Segundo Daniel Diógenes, médico especialista em Medicina Reprodutiva e diretor técnico da Clínica Fertibaby Ceará, o congelamento de óvulos é a melhor alternativa da atualidade para combater a queda da fertilidade em mulheres nessa faixa etária.


3 O congelamento de óvulos é uma técnica simples e eficiente, mas é necessário que a coleta dos óvulos seja feita quando a mulher ainda estiver em idade reprodutiva. “Ter menos ou até 35 anos ajuda muito por conta do número maior de óvulos e a melhor qualidade deles”, explica Daniel. No entanto, se uma mulher congelar os óvulos aos 35 anos e, mesmo que ela venha a descongelar seus óvulos e engravidar aos 40 anos, a chance de gravidez permanece a mesma de quando se tinha 35 anos.


4 Nos últimos anos, com o advento da técnica de vitrificação (congelamento rápido), observou-se uma alta taxa de sucesso no congelamento de óvulos. Com a técnica, a sobrevivência deles aumentou para 90% a 95%, quando comparada com o congelamento lento (quando a temperatura é reduzida de forma lenta e gradual). Isso se deve a não formação de cristais de gelo no interior do óvulo e a um risco reduzido de ruptura da membrana e desarranjo na estrutura cromossômica.


5 O procedimento segue exatamente o mesmo preparo utilizado no congelamento de embriões até a captação de óvulos, mas, ao invés de serem fertilizados, eles são criopreservados. “Os óvulos podem ser coletados tanto pela estimulação hormonal como, alternativamente, pela maturação in vitro (onde os óvulos são retirados dos ovários imaturos)”.


6 Mas tudo tem limite. A idade máxima para as técnicas de reprodução assistida, de acordo com determinação do Conselho Federal de Medicina, de 2013, passou a ser 50 anos. Após esse limite, os riscos, mesmo utilizando os métodos de reprodução assistida, são considerados muitos grandes para a mãe e para o bebê. Em geral, a recomendação médica para mulheres que desejam ter filhos naturalmente é de que tenham toda a prole formada até os 35 anos de idade. Após essa idade, a reserva ovariana sofre uma queda brusca e a qualidade dos óvulos também.


BATE-PAPO


Otorrinolaringologista João Paulo Almeida (CRM 10447) dá dicas importantes para quem sofre de refluxo, doença da “moda”, digamos assim, e que além das causas gástricas, pode ser gerada por problemas respiratórios.


EVITE

- Frituras

- Alimentos gordurosos (creme de leite, farofa, maionese, leite de coco, pizza...)

- Comidas condimentadas (pimenta, alho, cebola, pimentão...)

- Refrigerantes

- Café (“pode duas xícaras ao dia”)

- Chocolate e bebidas achocolatadas

- Molho e extrato de tomate e ketchup

- Bebidas alcoólicas

- Chá mate e verde


CUIDADO

- Evite comer muito de uma só vez

- Fracione a dieta, de 3h em 3h

- Evite ingerir líquido antes e logo após as refeições (“espere 1h”)

- Não deite após as refeições (espere 2h)

- Se mantenha no peso ideal

- Para evitar desconfortos à noite, eleve a cabeceira da cama para os sintomas do refluxo


GASTRONOMIA FUNCIONAL


LASANHA DE CENOURA E COUVE-FLOR

A Marca Fortaleza, da M. Dias Branco, sugere receita com vegetais para deixar a lasanha, uma das refeições mais populares no Brasil, mais saudável.

INGREDIENTES:

1 cebola (pequena) picadinha

1 xícara (chá) de farinha de trigo Finna

5 colheres (sopa) de margarina Puro Sabor (100g)

3 ½ litros de leite

Sal e noz-moscada ralada a gosto

1 couve-flor grande (só os buquês em pedaços pequenos) (700g)

2 cenouras médias em rodelas

500g de mussarela ralada

5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

1 embalagem de lasanha Fortaleza Sêmola (500g)


MODO DE PREPARO:

- Doure a cebola e a farinha na margarina. Junte, aos poucos, o leite mexendo sempre até engrossar. Tempere com o sal e a noz-moscada. Reserve.

MONTAGEM:

- Em uma forma retangular grande e alta nº 4 (30x43cm) espalhe o molho no fundo. Cubra com as folhas de lasanha Fortaleza Sêmola e com o molho. Espalhe a couve-flor, a cenoura, a mussarela e o queijo parmesão. Cubra com o molho reservado. Faça camadas de lasanha, molho, couve-flor, cenoura, mussarela e queijo parmesão. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno (médio) pré-aquecido, por cerca de 45 minutos. Retire o papel e deixe por mais cinco minutos para dourar. Retire do forno e aguarde 5 minutos para servir.

Rendimento: 20 porções

Calorias: 340 calorias por porção

 

GALERIA

 

Dentista Paulo Cruz e a esposa Priscila Cruz, na orla de Fortaleza


Fabi Justus e Sacha Chryzman vivenciam experiência, no Kurotel Spa, de Gramado (RS)


Farmacêutica Dinalva Queiroz, Márcia Castro e Marjorie Castro Brandão, na sede da Evidence - Farmácia Com Manipulação


CELEB

“A Dieta da Mente”, de David Perlmutte, é o livro de cabeceira da namorada do galã Cauã Reymond, Mariana Goldfarb. A obra mostra que o destino do nosso cérebro não está na genética, mas sim naquilo que comemos, no consumo do trigo, açúcar e carboidratos. O livro traz um programa de quatro semanas, um caminho para manter o cérebro saudável, vibrante e aguçado, sem medicamentos. Descobrimos uma das razões do abdômen sarado da apresentadora do Canal Off.

 

Adriano Nogueira

TAGS