Logo O POVO+
Como a dor acontece
Ciência e Saúde

Como a dor acontece

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Muito comum entre as dores causadas pelo uso de equipamentos tecnológicos é a cefaleia de tensão, ocasionada pelas dores musculares. “Geralmente começa na cervical, pega bem na base do osso occipital, que é a base do crânio. É a musculatura posterior do pescoço e ela dá uma dor irradiada, chamada de dor em capacete, que vai até a metade da cabeça”, explica a enfermeira Janaina Vall, membro da Sociedade Cearense de Tratamento da Dor.


Quando se fala em dor, é preciso considerar que existem dois tipos de sensibilização: periférica, causada por uma alteração mais superficial; e a central, onde o sistema nervoso é afetado. “Muitas vezes a dor pode começar com uma tendinopatia, uma sensibilização periférica, e conforme não é tratada se torna crônica e chega à uma sensibilização central, aí é mais complicado”, detalha a enfermeira.


Quem é responsável por transmitir dores ao cérebro são os nociceptores, que estão distribuídos por todo o organismo. Uma explicação química detalha como esses nociceptores podem ser acionados: “uma das principais formas é pela transformação do ácido araquidônico em prostaglandina. Quem faz essa transformação é uma enzima chamada oxigenase, conhecida como COX. É justamente na COX que o medicamento antiflamatório atua, inibindo sua produção. Isso alivia a dor”.

O que você achou desse conteúdo?