Logo O POVO+
Busca por vida extraterrestre
Ciência e Saúde

Busca por vida extraterrestre

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

PROJETO AUTORIZADO


A Europa aprovou o lançamento de um observatório do espaço profundo para buscar planetas habitáveis em outros sistemas estelares, junto com quaisquer formas de vida que eles possam hospedar. “A missão PLATO abordará questões fundamentais, como ‘quão comuns são os planetas parecidos com a Terra?’ e ‘nosso sistema solar é incomum, ou até mesmo único?’”, disse na quarta-feira a Universidade de Warwick, cujos cientistas participarão do projeto.


O empreendimento de vários milhões de euros “poderia eventualmente levar à detecção de vida extraterrestre”, acrescentou.Com 26 telescópios a bordo, a PLATO irá se juntar ao observatório Kepler.

[FOTO2]

DEGENERAÇÃO MACULAR


TRATAMENTO AVANÇA


Um tratamento permitiu pela 1ª vez reduzir bastante o avanço da degeneração macular, principal causa de cegueira a partir dos 60 anos, segundo resultados de ensaio clínico apresentados na revista Science Translational Medicine.O estudo clínico de fase II foi realizado com 129 pacientes durante 18 meses para avaliar a inocuidade e a eficácia dos anticorpos Lampalizumab, do laboratório suíço Roche. Dois ensaios clínicos de fase III, com 936 pacientes, começaram recentemente, e os resultados serão divulgados em 2019.A degeneração macular relacionada à idade é uma condição que afeta a parte central da retina, a mácula, essencial para ler, escrever e reconhecer rostos

[FOTO3]

MERCADO


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SAÚDE


E se a medicina do amanhã fosse um programa de computador? O mercado da inteligência artificial (IA) no campo da saúde está em expansão, impulsionado pelos gigantes do Vale do Silício e por startups.

Este setor poderia “alcançar 6,6 bilhões de dólares em 2021, em comparação com 634 milhões em 2014”, estima a empresa Frost & Sullivan, apontando que, ao ajudar a diagnosticar e detectar doenças precocemente, a IA permitirá reduzir os gastos em saúde. Isto se deve, principalmente, aos smartphones e objetos conectados que o mercado está desenvolvendo.A startup Cardiogram assegura que seu aplicativo pode detectar arritmias nos usuários de relógios inteligentes.

O que você achou desse conteúdo?