Logo O POVO+
Olho é conectado ao sistema nervoso central
Ciência e Saúde

Olho é conectado ao sistema nervoso central

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A conexão entre os olhos e o sistema nervoso central — que controla informações como audição, visão, paladar e tato — é direta e fundamental para que possamos enxergar o que está à nossa volta. “A visão é um dos órgãos do sentido e o olho é a porta de entrada para a luz. A formação da imagem se dá na retina, que já é considerada parte do sistema nervoso central”, detalhou o neurologista Sávio Caldas. A explicação para que a ligação aconteça é simples: o nervo óptico leva o estímulo visual para o cérebro, que processa a formação da imagem e dá sentido ao que se está vendo.


O especialista explica que as pessoas podem ser acometidas de cegueira transitória ou permanente, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) que, a depender do local da lesão e do tempo do ocorrido, pode gerar episódios de cegueira súbita e transitória. “Enxaquecas, compressões do nervo óptico por tumores, inflamações das meninges (meningites), entre outros. Geralmente, os casos ocorrem em um olho só, e os pacientes percebem apenas ‘algo errado’”, complementa.


No caso da enxaqueca, o caso mais comum de cegueira súbita, que geralmente surge no início da crise. O que a provoca, conforme o neurologista, é a falta de sangue na retina. Passada a dor de cabeça, que pode ser causada por estresse, alimentação ou odores, a visão se normaliza. “É fundamental que, nos casos em que o problema (neurológico de saúde) tenha repercussão no aparelho visual, o oftalmologista participe do acompanhamento clínico para prevenir sequelas e garantir saúde aos olhos”, orienta Sávio. (Sara Oliveira)


O que você achou desse conteúdo?