Logo O POVO+
Você tem que saber...
Ciência e Saúde

Você tem que saber...

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

ASTRONOMIA


Lua volta a interessar aos EUA

Relegada durante a presidência de Barack Obama, a Lua está se tornando no governo de Donald Trump em um destino de interesse para missões de explosão espacial fora da órbita terrestre, com incentivo à participação do setor privado. O bilionário Elon Musk, chefe da SpaceX, e Jeff Bezos, rico proprietário da Amazon, que criou a empresa espacial Blue Origin, reuniram-se várias vezes com assessores de Trump após a sua eleição. “Há definitivamente um novo interesse pela Lua na administração Trump”, aponta John Logsdon, ex-diretor do Instituto de Política Espacial, em Washington. (AFP)

 

POLUIÇÃO


Qualidade do ar na China

A China poderia evitar cerca de três milhões de mortes prematuras por ano reduzindo a poluição atmosférica ao nível recomendado pela OMS.

O estudo, publicado no British Medical Journal, foi realizado por pesquisadores chineses em 38 grandes cidades onde vivem 200 milhões de pessoas, entre janeiro de 2010 e junho de 2013. Durante esse período, a concentração diária de partículas finas PM10 emitidas principalmente por veículos, calefação e agricultura, atingiu em média 92,9 microgramas por metro cúbico de ar nas 38 cidades. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma média anual de 20µg/m3. (AFP)


NEANDERTAL


Descoberto crânio de 400 mil anos

A descoberta em Portugal de um crânio de 400 mil anos de idade pode ajudar a elucidar o mistério da evolução dos antepassados humanos na Europa, em particular a origem dos homens de Neandertal, que desapareceram há cerca de 30.000 anos. Trata-se do crânio fóssil de hominídeo mais antigo já encontrado na península Ibérica”, afirmam os membros de uma equipe internacional de pesquisadores. A descoberta foi publicada nesta semana na revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). A idade do crânio foi determinada de uma forma mais precisa graças à datação dos sedimentos e estalagmites nos quais estava preso. (AFP)

 

O que você achou desse conteúdo?