Logo O POVO+
Encontro da CNBB analisa a presença da Igreja Católica no Nordeste
CIDADES

Encontro da CNBB analisa a presença da Igreja Católica no Nordeste

| FORTALEZA | Bispos de todos os estados da Região estão reunidos no Condomínio Espiritual Uirapuru
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1] 

Presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, o cardeal paulista Sérgio da Rocha está à frente do Encontro dos Bispos da Região Nordeste do Brasil, que acontece até o próximo dia 10, no hotel do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no Castelão. Vindos de todos os nove estados da Região, 82 bispos têm a missão de buscar compreender a presença da Igreja Católica na extensão de todo o território nordestino, mas não só. Querem aproximar os fieis dos ensinamentos de Jesus.

 

"Estamos nesse primeiro momento de análise da realidade social do Nordeste. Vamos ter uma caminhada da Igreja na Região pelo ponto de vista histórico", avisa. Após este início, a busca será por uma reflexão mais teológica da missão.

 

Por fim, ainda segundo o presidente da CNBB, um momento de orientações de pastorais como formas de aproximar o católico da fé que, segundo a Bíblia, foi ensinada por Jesus Cristo. "Não se trata de um projeto pastoral específico. A meta é estudar os critérios ou linhas de orientação sobre a missão da igreja no Nordeste", define.

 

O encontro quer discutir a presença da Igreja para construir linhas comuns de evangelização. E também deseja, conforme dom Sérgio da Rocha, "despertar uma comunhão maior entre cada uma das igrejas particulares do País".

 

"Para isso, vamos analisar a realidade social do Nordeste, sob o ponto de vista social, político, econômico e cultural, sem a pretensão de esgotar, já que a realidade é complexa e exige um longo estudo".

 

O atual presidente da CNBB foi, por seis anos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, no início da gestão de dom José Antônio Aparecido Tosi Marques. Daqui, seguiu para Teresina, onde foi arcebispo e, de lá, assumiu a diocese de Brasília.

 

A experiência no Ceará ajudou, ele conta, a incentivar a realização de encontros regionais. "Se trata de uma unidade pela fé, seguindo as peculiaridades do Nordeste. Que já não são poucas".

O que você achou desse conteúdo?