Logo O POVO+
Inspiração: Trancoso
Especiais

Inspiração: Trancoso

Anderson Cooper, âncora do canal CNN, se encantou por Trancoso (BA). Pouco tempo depois, o jornalista norte-americano construiu sua charmosa casa. Entre!
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

 

Anderson Cooper encontrou seu refúgio em Trancoso, na Bahia. Após sua primeira visita ao vilarejo, a paixão achou meio de se manifestar através da arquitetura. O âncora do canal CNN comprou um dos lotes do Quadrado e construiu uma casa inspirada no UXUA Casa Hotel & Spa, um conglomerado de 11 casas cinco estrelas de estilo simples e rústico, criado por Wilbert Das, designer. “Ás vezes, quando estou em algum lugar distante do mundo, cercado por conflito e caos, eu fecho meus olhos e, se eu presto atenção no barulho da minha respiração, no bater no meu coração, começo a ouvir os sons de Trancoso: uma música quieta e distante ecoando pelo Quadrado em uma noite quente de verão”, declarou Cooper em seu artigo sobre o vilarejo baiano publicado na revista americana de turismo Travel%2bLeisure. 

[FOTO1] 

QUEM É?
Anderson Cooper é âncora do canal CNN, onde apresenta dois programas. Com a casa, suas visitas ao Brasil têm sido mais constantes   

 

A casa, também criada por Wilbert Das, vislumbrou um projeto sustentável: nenhuma árvore foi cortada e quase todos os materiais utilizados são recuperados.  

 

Para dar um toque pessoal, Anderson Cooper levou para sua nova casa algumas antiguidades e objetos pessoais. Entre eles: mapas que coleciona de suas diversas viagens pelo mundo, móveis industriais, fotografia brasileira em preto-e-branco e até oratórios típico dos lares católicos, locais que mostram símbolos de oração,

velas e imagens. 

 

O destaque é a piscina da propriedade, uma mistura de lagoa e piscina olímpica parcialmente coberta pela suíte máster com vista para a floresta tropical. As varandas e decks ao ar livre também são feitos com madeiras recuperadas. 

 

Além dos materiais reutilizados, a casa revela outra importante faceta do trabalho de Wilbert Das: o trabalho com artesãos locais para desenvolver peças que se integram aos ambientes rústicos. Um bom exemplo é o trabalho feito nos banheiros da propriedade: as luminárias, pias, chuveiros e torneiras foram desenvolvidos a partir de materiais reciclados, cobre velho e troncos de árvores antigas.

O que você achou desse conteúdo?