Logo O POVO+
Ceará patina em vagas de creches, mas é destaque no ensino fundamental
Brasil

Ceará patina em vagas de creches, mas é destaque no ensino fundamental

Estado tem 7º pior desempenho em matrículas de dois turnos em creches. Para o ensino fundamental, panorama é oposto com Ceará liderando
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
 

O Ceará é o 7º estado com pior índice proporcional de crianças em creches de tempo integral. No Estado, 26.114 crianças frequentam as creches em dois períodos. Isso representa 21,98% do total de matriculados nessa modalidade educacional. As outras 92.689 crianças ficam em creches em apenas um dos turnos. Por outro lado, o Estado ocupa as principais posições da educação de tempo integral do ensino fundamental.
[FOTO2] 

Para as creches, o percentual cearense é quase três vezes menor que o registrado em todo o Brasil. No País, 1.323.088 das 2.187.894 crianças matriculadas (60,47%) estão em creches de tempo integral. Os números acima são parte dos resultados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica deste ano, divulgados ontem pelo Ministério da Educação e publicados no Diário Oficial da União.
 

No Nordeste, três estados registram índices de matrículas em creches de tempo integram menores que o do Ceará: Piauí (2,19%), Maranhão (5,59%) e Rio Grande do Norte (6,82%). Os estados do Sul do País puxam a média nacional para cima, com três dos quatro melhores índices: Paraná (87,91%), Rio Grande do Sul (82,94%), Goiás (82,51%) e Santa Catarina (79,69%).
 

Além dos números relativos às creches, os dados preliminares divulgados pelo Ministério da Educação referem-se à matrícula inicial na pré-escola, ensinos fundamental e médio, incluindo o médio integrado e normal magistério.
 

Os números de matrícula de pré-escola em tempo integral no Ceará também estão abaixo da média nacional. Enquanto nessa na modalidade 9,73% das crianças do Brasil estão matriculadas em dois períodos, no Ceará esse dado é pouco acima da metade: 4,89% das crianças de pré-escola frequentam em dois turnos.

Ensino Fundamental
 

Para o ensino fundamental, o Ceará ocupa posições de destaque no País. Para os chamados anos iniciais dessa etapa educacional (1º ao 5º ano), o Estado apresenta os melhores índices de matrículas em tempo integral: 40,4%, sendo o líder a nível nacional. Mais que o dobro da média do Brasil, que é de 17,65%.
 

Para a segunda metade do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), as estatísticas do Ceará também são expressivas. O Estado tem o 2º melhor índice de matrículas em dois períodos com um terço dos jovens estudando em tempo integral (33,3%). O Tocantins é o líder com 37,18%, quase três vezes mais que a média do Brasil, que é de 13,34% para os anos finais do Ensino Fundamental.

O que você achou desse conteúdo?