Logo O POVO+
Acordo do Mercosul permitirá redução de gastos
Brasil

Acordo do Mercosul permitirá redução de gastos

De acordo com o ministro da Saúde do Brasil, ao negociarem como bloco com a indústria farmacêutica os quatro países podem conseguir descontos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Brasil e os demais membros fundadores do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai) assinaram ontem acordo para reduzir de forma significativa os gastos com a compra de medicamentos para a saúde publica.


De acordo com o ministro da Saúde do Brasil, Ricardo Barros, ao negociarem como bloco com a indústria farmacêutica os quatro países podem conseguir descontos maiores, de ate 83%.


O Brasil já participou, em 2015, de uma experiência de negociar com a indústria farmacêutica em forma conjunta, com a compra do medicamento Darunavir, usado no tratamento do HIV.


Com esse acordo, do qual participaram Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, o governo brasileiro conseguiu uma redução de US$ 14,2 milhoes na aquisição do remédio.


O novo acordo permitirá a compra conjunta, este ano, de outros medicamentos para tratamento de artrite reumatoide, câncer e Hepatite C.


Segundo Ricardo Barros, alem de reduzir gastos, o Brasil está investindo em pesquisa e na transferência tecnológica para ampliar a produção farmacêutica no país.


Educação

O ministro da Educação, Mendonça Filho, sugeriu ontem que os países do Mercosul se espelhem nos métodos brasileiros para unificar seus sistemas para avaliar a qualidade dos indicadores da educação básica.

 

A proposta foi feita durante o encontro de ministros da educação do bloco, realizado em Buenos Aires.


Aos pares, Mendonça Filho defendeu critérios de avaliação desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao ministério.


“O Inep tem grande expertise na avaliação da educação em termos de qualidade, com critérios que são cada vez mais consagrados internacionalmente”, afirmou.

 

O que você achou desse conteúdo?