Logo O POVO+
Polícia investiga envenenamento de nove pessoas no Dia das Mães
Brasil

Polícia investiga envenenamento de nove pessoas no Dia das Mães

A polícia suspeita que o ex-namorado de uma das vítimas misturou veneno conhecido como "chumbinho" aos condimentos usados para cozinhar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A Polícia Civil de Pernambuco investiga o envenenamento de nove pessoas de uma mesma família. O crime teria ocorrido no domingo, 14, no município de Camaragibe, região metropolitana do Recife. De acordo com as vítimas, todas passaram mal após o almoço de comemoração ao Dia das Mães.


A responsável por cozinhar os pratos, Débora Regina Belo Soares, de 22 anos, é quem apresenta o pior quadro. Ela está em estado grave e respirando por aparelhos no Hospital da Restauração (HR), na região central do Recife. A polícia suspeita que seu ex-namorado, cuja identidade não foi revelada, misturou veneno para matar ratos, conhecido como “chumbinho”, aos condimentos usados para cozinhar.


Segundo parentes de Débora, o rapaz teria ido até a casa da garota na noite de sábado, 13, para tentar reatar o namoro, terminado por ela dias antes. Durante a conversa, o jovem pediu para ela ir a um ponto comercial próximo comprar créditos de recarga para celular.


A Polícia encontrou uma espécie de pó preto dentro do pote de colorau. “Ele deve ter se aproveitado quando minha sobrinha saiu e jogou o veneno lá sem ela perceber”, disse uma tia, que prefere não ser identificada. Débora passou mal ainda na véspera do Dia das Mães e foi levada a uma unidade de saúde, mas a família não desconfiou. Por isso, os alimentos foram consumidos normalmente no dia seguinte.


Na tarde do domingo, logo após a refeição, outras oito pessoas da família começaram a passar mal, com dores no estômago e de cabeça, além de vômito e desmaios. Três foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Torrões e passaram a noite em observação, mas foram liberadas no final da manhã desta segunda-feira, 15. Os outros cinco familiares foram levadas à UPA da Caxangá, dos quais três foram transferidas para o HR e continuam internadas. O gato da família - que também teria se alimentado com a comida - foi encontrado morto na residência. A polícia recolheu o animal e vai fazer exame toxicológico nas vísceras.


Oito já morreram em 2017

O chumbinho, que está sendo apontado pela polícia como a causa do envenenamento de uma família no bairro de Camaragibe, no Grande Recife, durante um almoço de Dia das Mães, já matou oito pessoas só em 2017 no estado de Pernambuco. Os dados são do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox).

 

Entre janeiro e 15 de maio de 2017, o Ceatox atendeu 137 pacientes por intoxicação por agrotóxico agrícola, o chumbinho, como é conhecido. Em 2016, entre janeiro e maio, foram 139 atendimentos e oito pessoas morreram. Durante todo o ano, foram 355 atendimentos no Ceatox de vítimas de chumbinho e 48 pessoas morreram. (AE)

 

Saiba mais


O chumbinho é uma substância muito usada como veneno para rato, mas, na verdade é um agrotóxico, cuja venda é feita de maneira controlada e com receita. A aparência pode ser confundida com confeito, por isso essa substância deve ficar longe do alcance das crianças. O chumbinho tem ação rápida no corpo humano e atinge principalmente os sistemas digestivo e


neurológico, e o envenenamento pode levar à morte. O primeiro sintoma é a produção excessiva de saliva e suor, alem de choro.

 

O que você achou desse conteúdo?