Logo O POVO+
Funcionária da BRF no Ministério da Agricultura
Brasil

Funcionária da BRF no Ministério da Agricultura

Edição Impressa
Tipo Notícia


Grampos da Polícia Federal da Operação Carne Fraca revelam que funcionários da BRF chegavam a acessar, dentro do Ministério da Agricultura, sistemas de emissão de certificados que atestam a qualidade de produtos. As investigações miram agentes de fiscalização das Superintendências de Minas e Goiás, vinculadas à pasta.

 

A decisão do juiz federal Marcos Josegrei da Silva, da 14.ª Vara Criminal Federal de Curitiba, base da Carne Fraca, que decretou prisões preventivas, temporárias, conduções coercitivas e buscas e apreensões contra os investigados, revela que o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Brasil Foods (BRF S/A), Roney Nogueira dos Santos, “influencia na escolha e substituição de fiscais para as unidades da empresa à liberação de unidades às vésperas de serem interditadas”.

 

A fim de exercer e manter influência sobre as fiscalizações, o executivo, segundo o juiz, “alcança dinheiro a servidores públicos, remunera diretamente fiscais contratados, presenteia com produtos da empresa, se dispõe a auxiliar no financiamento de campanha política e até é chamado a intervir em seleção de atleta em escolinha de futebol”.

 

As gravações da PF autorizadas pela Justiça dão conta de diálogos entre Roney Nogueira dos Santos, preso sábado, 18, e o fiscal do Ministério da Agricultura, Daniel Gouvêa Teixeira, denunciante do esquema, sobre a existência de fiscais da pasta que deixavam funcionários das empresas ocuparem suas mesas no órgão público, utilizando senhas de acesso para a emissão de documentos.

 

Em um áudio interceptado, o denunciante diz ao executivo que uma funcionária ficou sozinha, em uma sala do ministério, manipulando os documentos - a senha foi fornecida por um servidor.

 

A BRF informou, por nota, que não compactua com práticas ilícitas e refuta categoricamente qualquer insinuação em contrário. Segundo a nota, a BRF não tolera qualquer desvio de seu manual da transparência e da legislação brasileira e dos países em que atua. Ainda de acordo com a empresa, Roney apresentou-se voluntariamente às autoridades brasileiras na manhã de sábado, vindo da África do Sul, onde estava a trabalho, para prestar todos os esclarecimentos necessários. (Ag. Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?