Logo O POVO+
Escolas públicas serão usadas para vacinar febre amarela no Rio
Brasil

Escolas públicas serão usadas para vacinar febre amarela no Rio

Governo estadual anunciou que as 1.250 unidades vacinarão contra febre amarela, priorizando alunos e pais, após confirmação de dois casos silvestre
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

As 1.250 escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro serão usadas como locais de vacinação contra a febre amarela, priorizando o atendimento de alunos e pais, informou ontem a Secretaria estadual de Educação. A vacinação nas escolas estaduais começará pelos seguintes municípios: Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Macaé, Rio das Ostras, Trajano de Moraes, São Pedro da Aldeia, Armação de Búzios e Cabo Frio. Neste período, as aulas ocorrerão normalmente, sem impacto na rotina das unidades escolares.


Após a confirmação dos dois primeiros casos de febre amarela silvestre com transmissão dentro do estado, com uma morte, na área rural de Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea, a Secretaria de Saúde informou ontem (15) que vai antecipar a vacinação para 24 municípios estratégicos nas regiões Norte, Noroeste, Serrana, dos Lagos e no entorno da reserva do Poço das Antas. A prioridade da campanha será imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais.


O secretário de Saúde do estado do Rio, Luiz Antônio de Souza Teixeira Jr, recomendou hoje que moradores do estado que ainda não foram imunizados contra a febre amarela não frequentem áreas de florestas. Segundo o secretário, é preciso esperar 10 dias para que a vacina faça efeito.


Sem evidências

O secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, negou evidências da circulação do vírus da febre amarela na capital do Rio. Cinco macacos encontrados mortos em pontos de mata diferentes da cidade em outubro tiveram teste positivo feito pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.

 

No entanto, novos exames, realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio, deram resultado negativo, informou o subsecretário de vigilância em Saúde da capital, Alexandre Schieppe. Ainda serão aplicados mais testes.


Segundo os secretários, mais de 30 macacos foram encontrados mortos e testados desde então, e todos deram negativo para febre amarela.

 

O que você achou desse conteúdo?