Logo O POVO+
Cracolândia de São Paulo vira praça de guerra em operação da PM
Brasil

Cracolândia de São Paulo vira praça de guerra em operação da PM

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Policiais militares e dependentes químicos entraram em confronto na tarde de ontem, na Cracolândia, região central da capital paulista. Os usuários de drogas fizeram barricadas e atearam fogo para impedir o avanço dos PMs. Os policiais usaram balas de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral. Ao menos cinco PMs e um fotógrafo ficaram feridos.


Segundo a Polícia Militar, a confusão começou após a prisão de dois suspeitos na Alameda Barão de Piracicaba. Um grupo de pessoas foi para cima dos agentes, que buscaram apoio do Corpo de Bombeiros. Ainda de acordo com a PM, dependentes químicos jogaram pedras em direção aos bombeiros.


O coronel Alexandre Gasparian, comandante do policiamento na área, afirmou que grupo de usuários tentou invadir o Corpo de Bombeiros. Os policiais feridos durante o confronto foram socorridos e levados ao Hospital Militar. A Força Tática e o Grupamento Aéreo foram enviados à região.


O fotógrafo Dario de Oliveira foi baleado na perna. Socorrido por moradores e comerciantes da região, foi levado ao hospital pelos bombeiros. Segundo o relato de jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos que estavam no local, o tiro partiu do chamado fluxo. Não se sabe se a bala era de fogo ou borracha.


A Guarda-Civil Metropolitana montou uma linha de bloqueio para evitar o avanço dos dependentes químicos sobre os agentes.


Profissionais de saúde, da assistência social e de ONGs que trabalham na região dizem temer o aumento da repressão policial na área com a nova gestão municipal. "Desde o começo de janeiro, está circulando o aviso de que a polícia fará uma batida mais forte", diz o psicólogo Cristiano Vianna, de 36 anos, do coletivo Casa Rodante. O novo secretário municipal da Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues, afirma que buscará a integração com o governo do Estado para ações na Cracolândia.

 

O que você achou desse conteúdo?