Logo O POVO+
Brasil tem maior taxa de pessoas com depressão na América Latina
Brasil

Brasil tem maior taxa de pessoas com depressão na América Latina

Levantamento da OMS aponta 5,8% da população nacional afetada pela doença. Cuba, que vem a seguir na América Latina, apresenta taxa de 5,5%
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O Brasil tem a maior taxa de pessoas com depressão na América Latina e uma média que supera os índices mundiais. Dados publicados ontem pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 322 milhões de pessoas pelo mundo sofrem de depressão, 18% a mais do que há dez anos. O número representa 4,4% da população do planeta.


No caso do Brasil, a OMS estima que 5,8% da população nacional seja afetada pela depressão. A taxa média supera a de Cuba, com 5,5%, a do Paraguai, com 5,2%, além de Chile e Uruguai, com 5%. No caso global, as mulheres são as principais afetadas, com 5,1% delas com depressão. Entre os homens, a taxa é de 3,6%. Em números absolutos, metade dos 322 milhões de vítimas da doença vivem na Ásia.


De acordo com a OMS, a depressão é a doença que mais contribui com a incapacidade no mundo, em cerca de 7,5%. Ela é também a principal causa de mortes por suicídio, com cerca de 800 mil casos por ano.


O levantamento mostra que, além do Brasil e dos Estados Unidos, países como Ucrânia, Austrália e Estônia também registram altos índices de depressão em sua população – 6,3%, 5,9% e 5,9%, respectivamente. Entre as nações com os menores índices do transtorno estão Ilhas Salomão (2,9%) e Guatemala (3,7%).


A depressão será o tema de maior destaque a ser tratado no Dia Mundial da Saúde, coordenado pela OMS e lembrado no próximo dia 7 de abril.


Tristeza sem controle

A psicóloga Virgínia Turra, diretora social da Sociedade Brasileira de Psicologia Profunda, alertou, em entrevista à Radiobrás, que é preciso ficar atento às pessoas da família, caso alguém já tenha sofrido a doença. A psicóloga alertou que a depressão é um tipo de sofrimento humano ao qual as pessoas nem sempre dão valor.

 

A depressão, segundo Virgínia, é uma tristeza que saiu do controle. “Ela já engoliu a pessoa, que não consegue mais levantar da cama e fazer as coisas que fazia. Ela não consegue mais, por força própria, sair daquele estado de entristecimento”. A faixa de maior risco é o início da fase adulta até o início da meia idade.


O principal fator indicativo de que a pessoa está com depressão é a mudança brusca de hábitos. Os idosos passam pelo processo depressivo calados, as crianças ficam chorosas, mais agitadas, o rendimento escolar cai. (das agências de notícias)

 

NÚMEROS

 

4,4%

da população do planeta enfrenta o problema da depressão, segundo a OMS

 

800
mil pessoas, por ano, têm mortes atribuídas, na origem, à depressão

 

O que você achou desse conteúdo?