Ir para a página sobre a Publicidade

O POVO Online

Internacional

A+ A- Mudar tamanho

TERRORISMO

Atentado suicida deixa 15 mortos na região de Kirkuk

Explosão de um caminhão-tanque contra um edifício administrativo deixou 15 mortos e cerca de 70 feridos


21 Jun 2007 - 13h43min

A explosão de um caminhão-tanque contra um edifício administrativo local e quartel-general da polícia na região de Kirkuk, norte do Iraque, deixou 15 mortos e cerca de 70 feridos nesta quinta-feira, ao mesmo tempo que prossegue a ofensiva contra a Al-Qaeda na província de Diyala.

Entre as vítimas estão vários policiais e membros do conselho local.

O atentado foi executado em Suleiman Beg, 90 km ao norte da cidade petroleira de Kirkuk.

"Vários membros do conselho local e vários policiais, incluindo o comandante do quartel, estão entre os feridos", afirmou o coronel da polícia Abbas Mohamed Amin.

Além de sede policial, no edifício atacado também funcionavam duas administrações locais.

O Exército dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira que pelo menos 41 rebeldes morreram desde o início, terça-feira, da maior ofensiva contra a Al-Qaeda no Iraque, ao nordeste de Bagdá, que conta com a participação de forças americanas e iraquianas, apoiadas por helicópteros.

Cinco depósitos de armas e 25 bombas foram destruídos desde o começo da operação "Arrowhead Ripper", a mais importante ofensiva lançada na província de Diyala, segundo um comunicado militar.

"As forças aliadas começaram a eliminar agentes da Al-Qaeda e seus recursos na província de Diyala e seus arredores", declarou o general-de-brigada Mick Bednarek.

"As forças terrestres também localizaram uma casa repleta de explosivos em um distrito de Baaquba (capital de Diyala). O edifício foi destruído por um disparo de foguete a partir de um helicóptero", acrescenta o comunicado.

Quatro suspeitos que protegiam os explosivos e os instalavam às margens das estradas - causa de importantes baixas militares americanas no Iraque - faleceram no ataque aéreo.

"Os cidadãos de Diyala já expressaram o desejo de libertar esta província e o país da Al-Qaeda e de todos os que desejam obstruir o progresso", disse o general, segundo a nota oficial.

"Hoje, grupos de cidadãos de Baaquba continuam buscando informações sobre a Al-Qaeda", acrescentou.

No total, 7.500 soldados americanos e 2.500 militares e policiais iraquianos participam na operação "Arrowhead Ripper".

Diyala, um Iraque em miniatura onde vivem sunitas, xiitas e curdos, é cenário de freqüentes atos de violência sectária. A facção iraquiana da Al-Qaeda se encontra bem implantada e as perdas impostas às tropas americanas na região aumentaram nos últimos meses.

Vários insurgentes se mudaram para esta província depois do início da aplicação de um plano de segurança em Bagdá em meados de fevereiro.

Washington teme que a Al-Qaeda inicie uma grande ofensiva a sua maneira em resposta à operação das tropas americanas e iraquianas em Diyala, afirmou o general David Petraeus, comandante americano no Iraque.

O militar citou como exemplo a explosão de um caminhão-bomba perto de uma mesquita xiita na terça-feira em Bagdá, o atentado mais grave em dois meses na capital iraquiana, que deixou 87 mortos e 242 feridos.

Nove pessoas também morreram nesta quinta-feira, entre elas cinco militares, na explosão de uma bomba em Bagdá, anunciou o exército americano.

Outros quatro civis também morreram no atentado.

Um total de 59 militares americanos morreram no Iraque desde o início de junho e pelo menos 3.538 desde a invasão do país, em 2003, segundo balanço da AFP baseado em dados do Pentágono.

AFP

Dê sua nota clicando nas estrelas

Espaço dos leitores:

Comentar essa notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Sua cidade:

Comentário:

Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.

Botao para a página sobre a Publicidade

Mais Notícias

Indique essa notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do destinatário:

E-mail do destinatário:

Ir para a página sobre a Publicidade

Ir para a página sobre a Publicidade

Ir para a página sobre a Publicidade

Charge

Ir para a página sobre a Publicidade

© 2008 O POVO - Todos os direitos reservados