Ir para a página sobre a Publicidade

O POVO Online

Brasil

A+ A- Mudar tamanho

punição

Procurador denuncia internauta que prega morte a índios


28 Mar 2007 - 19h21min

O procurador da República no Pará, José Augusto Torres Potiguar, denunciou nesta quarta-feira à Justiça Federal o portuário Reinaldo Almeida dos Santos Júnior, residente em Belém, acusando-o de disseminar pelo site de relacionamentos Orkut o preconceito contra índios. Se condenado pela manifestação racista, Santos Júnior poderá cumprir de dois a cinco anos de prisão e pagar multa.

"Deveríamos matar todos os índios e passar a estudar sua história", escreveu ele no dia 17 de março do ano passado na comunidade "Índios... eu consigo viver sem", que tinha 69 integrantes. Segundo Potiguar, entre dezembro de 2004 e janeiro de 2005, por diversas vezes, Santos Júnior defendeu o extermínio de povos indígenas. Quem fez a representação contra a comunidade racista do Orkut, em 2004, foi o então integrante do conselho indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai), Noel Villas Bôas.

A Procuradoria da República de São Paulo investigou informações dos perfis dos integrantes da comunidade virtual e conseguiu, na Justiça Federal, a quebra do sigilo de dados do site e de fotos pessoais do acusado. Potiguar disse que a denúncia faz parte de uma série de investigações feitas em conjunto pelas polícias e ministérios públicos estaduais e federal.

Para ele, é preciso frear o notório avanço de diversas comunidades nazistas, anti-semitas, anti-indigenistas e todos os outros tipos de congregações que preguem a "inferiorização arbitrária de qualquer grupo social através do estigma de raça inferior, criminosa ou qualquer outro tipo de adjetivo de cunho eminentemente pejorativo". Com o advento das novas tecnologias, essas comunidades encontraram na Internet uma forma eficaz de "espalhar o ódio e fomentar a violência", resume o procurador.

Agência Estado

Dê sua nota clicando nas estrelas

Espaço dos leitores:

Comentar essa notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Sua cidade:

Comentário:

Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.

Botao para a página sobre a Publicidade

Mais Notícias

Indique essa notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do destinatário:

E-mail do destinatário:

Ir para a página sobre a Publicidade

Ir para a página sobre a Publicidade

Ir para a página sobre a Publicidade

Charge

Ir para a página sobre a Publicidade

© 2008 O POVO - Todos os direitos reservados