Reciclagem 03/03/2016 - 13h56

Aprenda a reciclar em casa

Que o papel da reciclagem é importante para a preservação do nosso planeta, isso todos sabem. Mas você sabe como colaborar com o meio ambiente?
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19007, 'email': 'lucianasantos@opovo.com.br', 'nome': 'Lua Santos'}
Lua Santos lucianasantos@opovo.com.br
Carlos Weiber


Os recursos naturais do planeta não são fontes inesgotáveis, e a importância de se consumir de forma consciente está bem clara em nosso dia a dia. Reciclar em casa é mais simples do que você imagina. Basta seguir os passos a seguir: 
 
Passo 1
O segredo é a separação. O lixo deve ser separado de acordo com seu tipo de material
  • Plástico, alumínio e vidros: devem ser lavados antes e depois, separados.
  • Papéis: devem ser agrupados por tipo: papéis comuns e papelões. 
  • Óleo de cozinha e gorduras residuais: não devem jamais ser despejadas na rede de esgoto. Devem ser guardadas para serem descartadas em locais específicos.
  • Pilhas e baterias: devem ser guardadas e descartadas em pontos de coleta próprios.
  • Lixo eletrônico: devem ser doados a programas sociais para serem recuperados ou descartados por meio de empresas específicas.

Passo 2
Papel, vidro, alumínio e plásticos podem ser entregues a cooperativas de catadores que coletam esse material a ser reciclado em domicílio. Em 2013, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) lançou o Programa Reciclando Atitudes, que promove processos de reciclagem com a inclusão dos catadores. Por meio do programa já foram capacitados 800 catadores.

Passo 3
Óleo de cozinha e gorduras residuais podem ser descartadas em um dos 29 pontos de entrega disponibilizados pela Prefeitura. É possível também descartar esse tipo de resíduo em postos de coleta localizados em supermercados. 

Passo 4
Pilhas baterias e lixo eletrônico podem ser entregues em um posto de coleta específica disponibilizado pela Prefeitura na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Há também o serviço do Ecoletas, que trabalha especificamente com lixo eletrônico. Basta entrar em contato com a empresa e agendar a coleta em domicílio.

Outra possibilidade é a doação. Projetos como o Emaús recebem equipamentos eletrônicos danificados passíveis de serem consertados, além de outras coisas como móveis antigos. Eles reparam os danos e revendem a fim de arrecadar fundos para a instituição. 

Como economizar reciclando
O projeto Ecoelce, da Companhia Energética do Ceará (Coelce), alia reciclagem à economia, oferecendo bônus na conta de energia elétrica através da destinação correta do lixo reciclável. Basta o cliente se cadastrar em qualquer um dos 121 postos de coleta no Estado e entregar seu lixo, já separado por tipo. No momento do descarte, cada tipo de material é analisado e medido. A quantidade entregue é registrada e se converte em descontos na conta de energia elétrica. 

Mensalmente, cerca de 300 toneladas de lixo são arrecadadas pelo projeto. Atualmente, o programa possui 441.922 clientes cadastrados, já contabilizou 22.420  toneladas de resíduos e concedeu R$ 3,34 milhões em bônus na conta de luz. 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Teaser da nova revista O POVO Norte play

Teaser da nova revista O POVO Norte

anterior

próxima

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS