Corpo e mente 23/09/2016 - 14h28

O poder da acupuntura

As "milagrosas" agulhas da acupuntura exercem tanto a função de prevenção quanto de tratamento de doenças e distúrbios
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18779, 'email': 'larissaviega@opovo.com.br', 'nome': 'Larissa Viegas'}
Larissa Viegas larissaviega@opovo.com.br
Divulgação/Shutterstock

Quem imaginaria que uma técnica milenar (mais precisamente, de cinco mil anos), oriunda do outro lado do mundo, se tornaria uma referência inclusive para a medicina ocidental? A acupuntura, que nasceu na China, chegou ao ocidente graças aos seus bons e ótimos resultados, despertando interesse não apenas de quem atua no setor da saúde, mas também da população em geral.

Feitas com agulhas de 0,25mm x 30mm, a acupuntura “induz o próprio corpo ao reequilíbrio energético e ao melhor estado de saúde. Lá [na China] não existem ‘doenças’, mas a má distribuição do fluxo de energia vital dos meridianos, que ficam bloqueados e surgem o que chamamos de doenças, sintomas. A acupuntura promover a circulação desta energia”, explica Sheila Parvati, acupunturista do Instituto Acus Natus, enfermeira e mestre em saúde pública.

 

Prevenção e cura

Apesar do objetivo inicial ser prevenir as doenças e manter o corpo sempre saudável, a acupuntura também tem a função de curar o organismo. Dentre as várias doenças e distúrbios que as agulhas tratam estão, segundo Sheila: enxaqueca; dores na coluna e nos joelhos; distúrbios gastrointestinais, como constipação e gastrite, e problemas menstruais, como tensão pré-menstrual e dismenorreia. A terapia também é indicado para complementar tratamentos contra o câncer e para pré e pós-cirurgias, pois tem a função de aumentar a imunidade.

As doenças emocionais também integram a lista de problemas que podem ser tratados com a acupuntura, “porque ela não separa corpo e mente. E as emoções são um dos maiores fatores de doença”, conforme explica Sheila. Ela cita distúrbios de humor, depressão, distúrbios de ansiedade e insônia, seja inicial ou final, alguns dos motivos da procura pelo tratamento.

Para Sheila, a acupuntura pode ser complementada com outros tratamentos, como shiatsu, fitoterapia, ventosas e eletroacupuntura.

Onde fazer:
Instituto Acus Natus
Rua Marcondes Pereira, 1045 - Dionísio Torres, Fortaleza.
Telefone: (85) 3472 6471

Árvore da Vida - Centro de Desenvolvimento Humano
Rua Juíz de Fora, 105 - Cidade dos Funcionários, Fortaleza.
Telefone: (85) 99951 7032

Centro de Medicina Tradicional Chinesa
Av dos Flamboyants, 420 – Cidade 2000, Fortaleza.
Telefone: (85) 3265 1058
 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Teaser da nova revista O POVO Norte play

Teaser da nova revista O POVO Norte

anterior

próxima

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS