INOVAÇÃO 20/09/2016 - 12h59

Conheça o painel publicitário que promete matar Aedes Aegypti

Com solução que simula a respiração e o suor humanos, painel captura e mata o vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'}
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO

Em meio a campanhas mundiais de conscientização sobre doenças como dengue, zika e chikungunya, a agência NBS, em parceria com a empresa de mídia exterior Posterscope Brasil, criou uma peça publicitária para ajudar no combate ao Aedes Aegypti. Com tecnologia que atrai e mata mosquitos que estão a até quatro quilômetros de distância da peça, o Painel Mata Mosquitos vem conquistando prêmios como AdweekProject Isaac Awards e Ad Stars, prêmios dos Estados Unidos e Coreia do Sul, respectivamente.

A grande repercussão midiática e a importância do problema chamaram a atenção das empresas para a causa. “A grande ideia era usar a única mídia que está na rua, lado a lado com a população – “out of home media” –, para promover a causa e ser realmente eficaz para matar mosquitos no caminho”, explica Otto Frossard, diretor de planejamento da Posterscope Brasil. “O principal objetivo desta campanha era sensibilizar em torno da causa do ZikaVirus, localmente, e oferecer livremente uma nova opção para combater o Aedes Aegypti”, complementa.

DIVULGAÇÃO
Parceria da agência NBS com a Posterscope Brasil, o painel atrai mosquitos a até quatro quilômetros da instalação

O painel
A estratégia para aproximar os mosquitos da instalação foi utilizar luzes fluorescentes e liberar no ar, por meio de um dispositivo inserido no interior da peça, uma solução com gás carbônico e ácido lático. Por simular a respiração e o suor humanos, a mistura atrai os mosquitos, que, uma vez capturados para o interior do painel, morrem por desidratação. “Para nós, é uma grande honra mostrar que a mídia digital “out of home” é uma maneira muito eficaz de chamar a atenção para uma causa importante”, comenta Frossard.

“Esse painel mata centenas de mosquitos da dengue por dia. Faça também a sua parte.” Contando apenas até este texto, a instalação foi colocada nos bairros Centro e Tijuca, no Rio de Janeiro, pontos com foco de Aedes Aegipty. Mas a iniciativa pode ser replicada em qualquer cidade. O projeto foi desenvolvido em CreativeCommons – licença que permite a cópia e o compartilhamento de obras criativas – e qualquer pessoa interessada pode fazer o download do arquivo (inserir hiperlink para o site) que detalha a montagem do painel. O custo para a montagem de um painel, segundo o diretor, é de US$ 20 mil.

Pela ação desenvolvida, as agências NBS e Posterscope Brasil receberam quatro prêmios no Festival Ad Stars 2016, sendo três Bronze - nas categorias “Campaign”, “Design” e “Innovation” - e um Cristal - na categoria “Public”. Além disso, a campanha recebeu o prêmio de Inovação em Mídia Out Of Home durante o Adweek Project Isaac Awards 2016.

Confira o vídeo de divulgação do Painel Mata Mosquitos.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2 play

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2

anterior

próxima

Mais comentadas

anterior

próxima