Atividades físicas 08/09/2016 - 15h10

Crossfit: o corpo em sua melhor forma (parte 1)

Afinal, o que é crossfit? Por que ele tem cada vez mais adeptos? Quais são os seus benefícios? Para tirar essas e outras dúvidas, fizemos um tour por informações sobre a atividade. Confira!
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18779, 'email': 'larissaviega@opovo.com.br', 'nome': 'Larissa Viegas'}
Larissa Viegas larissaviega@opovo.com.br
Fotos: Ethi Arcanjo

Ao pé da letra, o crossfit é um programa de condicionamento físico e de força. É assim que define Desirée Sena, bacharel em Educação Física, head coach da Haka CrossFit e com certificações em Crossfit Level 1 e 2, Football Trainer, Endurance Trainer, Kids Trainer e Olympic Lifting Trainer. “Ele foi desenvolvido para aumentar a capacidade de uma pessoa em todas as tarefas físicas. São movimentos funcionais constantemente variados e que devem ser executados em alta intensidade”, explica. O objetivo, ela completa, é: “estar preparado para qualquer coisa”.

Cris Sousa, graduada em Educação Física com licenciatura plena, coach level 1 na academia Central do Corpo e com certificações em Crossfit Endurance Trainer, Weightlifting Trainer e Gymnastics Trainer, diz: “É uma atividade onde se trabalha o corpo como um todo. Não existem exercícios isolados. A gente usa o corpo como máquina”. A profissional da Educação Física diz também que o preconceito se dá, principalmente, por ele não ser considerado um esporte. Porém, a comunidade luta para fazê-lo entrar na classificação.

Quando surgiu
O crossfit nasceu em 1995 na Califórnia, Estados Unidos, e foi criado por Greg Glassman e sua então esposa Laura Jenai. O personal trainer criava seus próprios programas de treinamento. Por conta do sucesso desse roteiro de exercícios, chamados de WOD (Workout of the Day – exercícios do dia), em 2000, o crossfit se tornou uma marca registrada. As pessoas tinham acesso aos WODs, que logo foram disseminados por toda internet e academias. “Ele tinha uma programação que acreditava que treinamentos de atletas deveriam ser levados para todo mundo, não só para atletas, porque as pessoas têm as mesmas necessidades”, explica Desirée.


Objetivos
Com segurança e eficiência, o programa visa atingir uma mecânica adequada e, assim, uma consistência técnica de exercícios, ou seja, tornar o aluno capaz de executar vários movimentos com qualidade. Em seguida, é trabalhada a intensidade. “Daí é importante que seja respeitada essa progressão e por isso é importante que você trabalhe com pessoas em box [estabelecimentos] afiliados”, detalha Desirée.

Por que está em alta?
“Ele não é uma atividade monótona e nem sacal. Ele consegue desafiar você mesma. Cada dia é um treino, um desafio diferente”, descreve Cris. Para ela, a superação dos desafios geram saciedade e felicidade, além de adrenalina. “Cada vez que você ultrapassa seu limite, quer mais”, completa. Os relatos, diz a também atleta, é de pessoas de todas as idades.

Infográfico: Carlos Weiber
Infográfico: Carlos Weiber
 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2 play

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2

anterior

próxima