Saúde & Beleza 19/08/2016 - 17h06

Sorriso poderoso

Em poucos minutos, os dentes ganham nova forma e até cor. Este é o poder das facetas e das lentes de contato dentais, as novas queridinhas do público nos consultórios odontológicos
notícia 0 comentários
Foto: shutterstock

Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética, a procura pelo tratamento com lentes de contato odontológicas aumentou em 300% entre 2014 e 2015. Em Fortaleza, a Clínica São Pedro está entre as pioneiras na aplicação de facetas e lentes de contato odontológicas. “Somos a primeira clínica do Ceará a ter os dois mais modernos equipamentos digitais para confecção de próteses planejadas e executadas pelo sistema CAD/CAM: Cerec/Sirona, para uso clínico e Ceramill Motion 2/Amann Girrbach, para uso em laboratório”, explica Pedro Adriano L. Teixeira, implantodontista, ortodontista e cirurgião dentista. Os equipamentos, segundo ele, permitem maior agilidade e precisão na confecção de próteses sobre dente e sobre implante além das atuais lentes de contato de porcelana.

Lentes e facetas

Similares às lentes de contato oculares, as odontológicas são feitas de porcelana e têm como função mudar a forma dos dentes. Porém, se a cor também é um incômodo para o futuro usuário, a película torna-se mais espessa e ganha o nome de faceta. “Na verdade, as duas são a mesma coisa, o que muda é só a espessura”, esclarece Teixeira.

Uma das grandes vantagens das lentes é o mínimo ou até a ausência de desgaste dentário que ela exige na aplicação, assim como a rapidez e a praticidade. O procedimento é concluído em apenas três sessões e pode ser realizado em pessoas de todas as idades.

A primeira sessão antecede a confecção, com fotos e moldagens para planejar o tamanho e a forma dos dentes. “Nunca se deve fazer lentes de contato sem que seja realizada uma simulação de como ficarão para evitar dentes não compatíveis com o rosto e personalidade do paciente”, diz o implantodontista. Em seguida, é feita a instalação dos provisórios que simularão o aspecto final das lentes e moldagem para confecção das mesmas. Por último, são instaladas as lentes.

Cuidados
Segundo Teixeira, a princípio as lentes e as facetas duram para sempre, porém, é possível que surjam problemas com dentes naturais íntegros e com as próprias lentes, “Se não escovar bem os dentes e usar fio dental igual como se deve fazer como os dentes naturais, é possível ter cáries nas margens das lentes com os dentes. Costuma-se dar prazos de 10 anos, mas pode ser muito mais ou muito menos dependendo dos cuidados com higiene que se tenha”, completa.

Veja versão impressa da revista O POVO Saúde & Beleza

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2 play

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2

anterior

próxima

Mais comentadas

anterior

próxima