Saúde & Beleza 12/08/2016 - 15h16

O poder dos exercícios diferenciados

Embora o futebol seja o esporte mais praticado, e a musculação tenha muitos adeptos, outras modalidades conquistam os praticantes de atividades físicas
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19094, 'email': 'janainaflor@opovo.com.br', 'nome': 'Janaina Flor'}
Janaina Flor janainaflor@opovo.com.br
Foto: shutterstock

Seja a prática de esportes ou de alguma atividade física, é perceptível o crescimento do interesse da população por algum tipo de exercício. De acordo com a pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte, realizada pelo Ministério do Esporte, 54,1% dos brasileiros realizam atividade física regularmente.

Outra pesquisa, a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigetel), que foi feita durante o período dos anos de 2006 a 2013 mostra que houve um aumento de 50% no percentual de pessoas que praticam musculação. Em Fortaleza, essa realidade não é diferente. Muitas academias oferecem espaços completos para diferentes práticas, e veem crescer também modalidades nada tradicionais.  

A Ayo Fitness Club, fundada em 2011 na capital cearense, oferece 25 tipos de atividades, como boxe, musculação, futevôlei, pilates, tecido, spinning, e escaladas.  “A maioria dos alunos da academia pratica musculação fortalecimento muscular em conjunto com, pelo menos, uma modalidade de aula coletiva. Há quem pratique muito mais”, explica Ticiane Pimentel, coordenadora técnica da Ayo Fitness Club.

Mais procurados
A pesquisa realizada pelo ministério do Esporte mostra ainda que, dos praticantes de atividades física, 61,6% frequentam instalações para a prática. O motivo é para buscarem exercícios em academias são melhorar qualidade de vida e bem-estar, segundo 41,4%, e melhorar desempenho físico, de acordo com 29,3%.

Arte: Carlos Weiber
Dados do Ministério do Esporte, de 2013

Futebol, caminhada e voleibol são os esportes mais praticados pelos brasileiros. O futebol, com 42,7% do total, fica muito a frente da segunda modalidade, a caminhada, que tem 8,4%. Também a modalidade mais praticada por homens, com 66,20%. As mulheres se dividem em vários esportes. Elas jogam mais voleibol, com 20,50%.

A praia na academia
Júlia de Almeida Reis é advogada e pratica vôlei de praia há, aproximadamente, um ano. Além do esporte, ela também é adepta da musculação, spinning e treinamento funcional, todos na mesma academia. “Eu já tinha feito vôlei de quadra, mas de praia comecei lá. Como me interessava, experimentei uma aula, gostei me adaptei. Pratico desde então. Gostei do método da aula, acho uma recreação interessante, porque é um esporte diferente na rotina de academia”.
Foto: Divulgação
Momento de exercício na Ayo Fitness Club

Os jogos acontecem de duas a três vezes por semana, e também aos finais de semana, quando os praticantes de reúnem. As vantagens, segundo a advogada são muitas, entre elas o fato de ser um esporte fácil para construir amizades e um bom jeito de relaxar. “É bom porque é um esporte coletivo, você faz amizade. E o fato de ser vôlei de praia é mais tranquilo porque dá para jogar descalça, se cair não machuca, e relaxa”.

Veja versão impressa da revista O POVO Saúde & Beleza

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2 play

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2

anterior

próxima