Saúde & Beleza 11/08/2016 - 18h06

Mudando aos 50 anos

A vaidade nunca teve idade ou gênero e não é agora, com mais conhecimentos sobre formas de se cuidar, que isso vai mudar
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA OPOVO', 'id_autor': 19125, 'email': 'mariliacandido@opovo.com.br', 'nome': 'Mar\xedlia C\xe2ndido'}
Marília Cândido mariliacandido@opovo.com.br
{'grupo': 'Revistas', 'id_autor': 19072, 'email': 'sabryna@opovo.com.br', 'nome': 'Sabryna Esmeraldo'}
Sabryna Esmeraldo sabryna@opovo.com.br
Foto: shutterstock

Um conhecimento cada vez maior acerca de cuidados com alimentação saudável, prática de esportes, desenvolvimento de cosméticos e medicações, e uma melhoria grande no arsenal dos procedimentos de estética, tudo associado a uma exigência maior pela sociedade de um padrão de beleza. Para o cirurgião plástico Erich Motta de Aquino (CRM 8826), esses são alguns dos fatores que motivam a vaidade no público acima dos 50 anos, bem como a procura por procedimentos estéticos variados entre essas pessoas.

Conforme explica Cido Carvalho (CRM 3369), membro titular e especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (Sbcp), a aparência passou a ser importante na qualidade de vida, nos relacionamentos de trabalho, afetivos e na autoestima como um todo. “Com o acesso à informação, a busca por hábitos saudáveis foi disseminada para as pessoas em todas as classes, idades, sexos. Foi como uma revolução nos conceitos e na dimensão da beleza no século 21”, explica.

Mas quais são os procedimentos mais procurados por esse público? Quais são suas principais necessidades? Há diferença no pré e no pós-operatório em relação a procedimentos em pacientes mais jovens?

Procedimentos
De acordo com Aquino, os principais procedimentos procurados pelo público acima dos 50 anos são a mamoplastia e a abdominoplastia, o que também ocorre entre os pacientes abaixo dessa faixa etária. O médico destaca, entretanto, procedimentos como blefaroplastia (plástica das pálpebras) e ritidoplastia (plástica da face) como mais comuns entre pessoas com mais de 50. “Em relação à face, existem procedimentos alternativos que já melhoram o aspecto do rosto, como botox, preenchimentos, lasers e outros tratamentos menos invasivos que a cirurgia. Esses tratamentos, porém, não substituem a cirurgia e, sim, podem ser realizados em associação para um resultado ainda melhor”, explica o especialista.

Outro procedimento procurado por muitos pacientes acima dos 50, e também por pessoas mais jovens, é a cirurgia de papada. Conforme o cirurgião plástico Ageu Gaudino Brasil Junior (CRM3578) explica, a cirurgia ganhou muito com uma nova abordagem de retirada de uma gordura profunda, separada por um músculo da mais superficial, que é aspirada comumente. "Também a retirada parcial ou total das glândulas submandibulares refina o submento (papada) e o pescoço, dando uma melhor definição do bordo mandibular", afirma.

Foto: Mateus Monteiro
Rodrigo César depois da cirurgia de Otoplastia

Qualidade de vida
O modelo Rodrigo César Farias, de 21 anos, passou boa parte da sua vida desejando uma mudança em seu corpo. Ele nasceu com orelhas “de abano” e se sentia excluído pelos colegas quando era criança. “Meus pais nunca apoiaram muito a ideia da cirurgia por acharem desnecessário, eles diziam que eu era bonito como eu era”, conta César. Quando atingiu a maioridade, ele encontrou o Projeto Orelhinha, que faz a cirurgia em um valor abaixo do mercado, e conseguiu realizar seu sonho. “Tive alguns problemas no pós-operatório, mas a felicidade de realizar meu sonho foi maior.”

O modelo conta que ainda toma cuidados com o local da cirurgia, pois ela foi realizada em março e ainda não está totalmente cicatrizada. Ele não pode fazer grande esforço físico, nem praticar esportes que coloquem em risco a região das orelhas. “Hoje, penso até em fazer mais uma cirurgia. Eu me sinto mais bonito.”

Veja versão impressa da revista O POVO Saúde & Beleza

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2 play

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2

anterior

próxima

Mais comentadas

anterior

próxima