SAÚDE 17/05/2016 - 14h39

Cinco alimentos básicos para quem vive sozinho

Para o solteiro conquistar uma alimentação saudável, é necessário trocar guloseimas do cardápio por comidas ricas em vitaminas e minerais, como frutas e verduras
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Daniel Costa danielcosta@povo.com.br
Foto: shutterstock

Se você mora sozinho, deve saber que não é fácil manter uma alimentação saudável na rotina. Por isso, conforme dicas das nutricionistas da Federação Mexicana de Diabetes Yareri Sandoval e Elizabeth Foz, selecionamos cinco produtos básicos que devem existir na sua dispensa para possuir refeições de qualidade. Entre eles estão: verduras, lácteos, atum, alimentos integrais e frutas. Confira:

Verduras
Nas refeições, geralmente, as verduras são responsáveis por deixar o prato colorido e ainda mais saudável.  A especiaria, que é rica em vitamina K, proteínas e aminoácidos, promove diferentes benefícios para o corpo, como reações antioxidantes, que impedem a oxidação prejudicial de outras substâncias químicas, diminuição das chances de hipertensão e anemia.

Lácteos
Leite, queijo e iogurte são bons exemplos de alimentos lácteos que podem ser consumidos durante as refeições.  O alimento dispõe grande quantidade de proteínas, cálcio e vitaminas (B12, A e K2) para o corpo.  No caso do queijo, uma dica da nutricionista Yareri Sandoval é misturar o alimento com salada de verduras.

Atum
Com menos gordura que outros alimentos de origem animal, como carne vermelha, o atum proporciona bastante proteína e vitaminas (B3, B6, B12) para o organismo. Para Elizabeth Foz, o ideal é combiná-lo com legumes e maionese ou com macarrão integral. No mercado, é possível encontrar o produto no formato enlatado em óleo, natural ou com molho de tomate.

Infográfico: Gabriel Almeida
"Rico em" e "Prevenção e benefícios" são os dois itens presentes no infográfico sobre os cinco alimentos básicos

Frutas
Pequenas ou grandes, as frutas conseguem oferecer uma série de vitaminas (A e C) e melhorar o funcionamento do organismo, como regular o intestino e provocar reações antioxidantes. Para a nutricionista Elizabeth, o desejável é apostar em frutas com maior resistência ao tempo, como maças, peras e uvas. Mas independente da escolha, sempre é possível levá-las dentro de bolsas ou sacolas.

Alimentos integrais
Composto por diferentes graus e cereais, os alimentos integrais oferecem importantes propriedades nutricionais para o organismo, como fibra, zinco e minerais. No mercado, é possível encontrar diversas opções com essa proposta, como pão, arroz e macarrão. “Um pão integral é uma importante fonte de fibra que ajuda na digestão e a manter uma alimentação nutritiva”, ressalta a Yareri.

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