Vegetarianismo 20/09/2016 - 16h08

Como adotar o vegetarianismo no dia a dia

Adotar uma dieta vegetariana em um cotidiano tão corrido pode não ser tão complicado quanto você imagina!
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19007, 'email': 'lucianasantos@opovo.com.br', 'nome': 'Lua Santos'}
Lua Santos lucianasantos@opovo.com.br
sergeyshibut/Shutterstock

A qualidade daquilo que ingerimos vem se tornando centro de muitas discussões. Qual a melhor dieta a seguir, o que comer, o que não comer, vários são os assuntos em torno do tema “alimentação saudável”. Dentre as variadas opções, sem dúvidas a dieta vegetariana é uma das mais seguidas por quem busca qualidade de vida aliada a uma alimentação mais saudável.

Para Natália Werutsky, autora do livro Cozinhando em Família, a dieta vegetariana é mais rápida e prática e pode sim ser facilmente adotada no dia a dia. “Geralmente, a proteína animal é a que dá mais trabalho e demora mais para ficar pronta. Se os grãos e leguminosas estiverem com o cozimento encaminhado, é só complementar com legumes e verduras para completar a refeição”, explica ela, que também é chef e professora de gastronomia graduada pelo Natural Gourmet Institute, de Nova York.


Confira outras dicas para adotar a dieta vegetariana com praticidade no seu dia a dia:

Planeje. Independente de qual for sua dieta, planejar antecipadamente suas refeições fará você economizar tempo na cozinha ao deixar tudo encaminhado e dinheiro no supermercado, ao comprar apenas o que será realmente necessário;

Seja prático. Tenha sempre à mão castanhas e sementes. Elas são altamente nutritivas e matam a fome fora de hora;

Tempere! Use temperos naturais para dar mais sabor à comida. É muito importante usar ervas frescas e temperos para preparar os pratos.

Simplifique. Ovos e leite são os melhores amigos de quem está começando uma dieta vegetariana. São alimentos práticos e que não exigem muito da criatividade;

Faça sempre a mais. Praticamente todos os legumes e grãos podem ser congelados, portanto, cozinhe uma quantidade maior e congele o que não for consumir;

Mude sua despensa. Não é fácil iniciar uma nova dieta com várias tentações no armário. Esvazie tudo e vá às compras: grãos, ovos, leites, legumes e leguminosas são indispensáveis, além das frutas e verduras para  a boa e velha saladinha.

Economia com a dieta
A autora destaca, ainda, as vantagens econômicas de se adotar o vegetarianismo. “Eu também sou dona de casa e faço as minhas compras. Desde que tirei as proteínas animais e laticínios da minha lista gasto bem menos no mercado. O básico, feijão com arroz, legumes e verduras não são os itens mais caros do carrinho. Além disso, evitando os produtos industrializados, como sucos prontos, por exemplo, faz com que a conta fique mais leve.”

Receita
Fusilli tricolor de quinoa com legumes marinados

Rendimento: 4 porções | Tempo de preparo: 25 minutos

Este é um prato ideal para um jantar rápido, mas especial. Nutritivo, rico em proteínas, vitaminas e minerais, fica muito saboroso e bonito.

Marinada:
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de óleo de coco
¼ de xícara de cebolinha picada
½ xícara de shoyu sem glutamato monossódico
2 dentes de alho picado
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 folhas de limão kaffir, opcional

Massa:
½ xícara de pimentão vermelho, sem sementes, em fatias finas
½ xícara de brócolis em pedaços pequenos
½ xícara de cogumelos shitake em fatias
½ xícara de cogumelos-de- paris em fatias
500 g de fusilli tricolor de quinoa al dente (cozido conforme as instruções da embalagem)

Marinada
Ponha todos os ingredientes no processador e bata bem até virar um molho espesso. Transfira para uma tigela.

Massa
Ponha todos os ingredientes na tigela com a marinada reservada, exceto o fusilli. Deixe marinar por quatro horas. Em uma frigideira antiaderente, refogue os legumes marinados por cinco minutos. Adicione o fusilli, mexa bem e deixe aquecer rapidamente. Sirva.

DICA
*Você pode deixar os legumes na marinada de um dia para o outro. Assim, quando for preparar o prato, basta o tempo de cozimento do macarrão para ficar tudo pronto.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2 play

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2

anterior

próxima

Mais comentadas

anterior

próxima