Veganismo sem estresse 15/08/2016 - 15h48

Vegano de verdade

É possível ser vegano e não ter deficiências nutricionais? Que ingredientes básicos são usados para fazer pratos gostosos sem precisar de carnes e derivados de animais? Confira abaixo a resposta para isso e mais
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Marília Cândido mariliacandido@opovo.com.br

Vegano é o indivíduo que escolhe não consumir produtos de origem animal ou que envolvam qualquer tipo de exploração desses, sejam eles para a alimentação, vestuário, uso cosmético e outros. Não é difícil encontrar alguém que seja ou tente praticar o veganismo, mas as dúvidas em relação à alimentação podem deixar qualquer um confuso.

A pessoa vegana precisa controlar a alimentação de modo que não haja deficiência de vitamina B12, ferro, vitamina D, cálcio, iodo,  ácidos graxos, ômega 3, o que pode acontecer facilmente quando o indivíduo deixa de ingerir carnes em geral de forma indiscriminada. Segundo a nutricionista Islanne Leal, alimentos e hábitos essenciais para manter normais todos os níveis dessas vitaminas são: comer frutas, verduras, linhaça, chia e pegar sol. Algumas vezes, utilizar suplementos vitamínicos pode ser uma boa opção.

Hora de cozinhar
Sem alimentos derivados de animais no cardápio, uma das primeiras opções é a utilização da soja, mas sem exageros! “Dentro do corpo, ela é um disruptor endócrino e se liga aos hormônios, podendo interferir na fertilidade e/ou aumentar as chances de alguns tipos de câncer”, explica Islanne.

Algumas receitas interessantes utilizam tofu, grão de bico e uma infinidade de substituições feitas de legumes e verduras. No livro “Vegano sem frescura: comida de verdade em mais de 100 receitas de arrasar”, do blog Thug Kitchen, é possível encontrar receitas de qualidade com ingredientes do tipo.

Uma delas mostra como assar o tofu. Depois de marinar em gengibre e gergelim, de duas a oito horas, o tofu pode ser assado em apenas 30 minutos, no forno. O ingrediente pode ser usado para complementar saladas, wraps, massas e mais algum prato que peça uma proteína.

Despensa equipada
Com alguns ingredientes básicos é possível montar uma diversidade de pratos gostosos, mas sem perder as características veganas.
- azeite de oliva, algum óleo de sabor neutro, como o de coco, molho de soja e vinagre;
- arroz, lentilha, feijão e grãos de bico (se você gostar);
- sua massa preferida (espaguete, parafuso ou algum tipo de macarrão japonês);
- manjericão, pimenta-do-reino (e outras pimentas que você goste), canela, cominho, orégano, páprica e tomilho;
- cebola, tomate, alho, cenoura, espinafre, alface e mais verduras de sua preferência.

Serviço:
Vegano sem frescura: comida de verdade em mais de 100 receitas de arrasar –Thug Kitchen, Editora Alaúde
Preço sugerido: R$ 68

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