Cultural geek 30/08/2016 - 18h50

Os games sempre na moda

Com design e mecânica simples, os games retrôs estão voltando com tudo no mercado dos jogos eletrônicos. Em alguns casos, esses títulos de sucesso serão remasterizados para novos consoles, como Playstation 4
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19092, 'email': 'danielcosta@povo.com.br', 'nome': 'Daniel Costa'}
Daniel Costa danielcosta@povo.com.br
Divulgação

Se você foi criança ou adolescente na década de 1990, certamente, já jogou com muitos encanadores, macacos e/ou robôs no mundo dos games. Na maioria das vezes, os jogos apresentavam gráficos e mecânicas bastante simples, atraindo jogadores de diferentes idades. “Foi um tempo onde mais se difundiu o acesso a jogos no mundo, e quando nasceram ou se popularizaram algumas figuras que marcaram a cara dos jogos para sempre”, explica João Mendes, diretor de operações da loja UZ Games.

Quase vinte anos depois, esses mesmos ícones estão de volta no mercado de games eletrônicos. Segundo Mendes, a nostalgia é uma tendência no negócio de jogos digitais. “Hoje, essas crianças são adultos financeiramente independentes e detentores do poder aquisitivo que está sendo contagiado pelo ressurgimento dos ícones de seu passado”, revela Mendes. Em 2016, foi anunciado o retorno do “pai” dos consoles e dos jogos eletrônicos: o “Nintendinho”, que vendeu 60 milhões de unidades na época. O novo modelo, intitulado de NES Classic Edition, vai apresentar os 30 melhores jogos retrôs, como Donkey Kong (1981), Super Mario Bros (1983) e Castlevania (1986), e um design que lembra o console clássico. Para adquirir esse sonho de infância, os fãs vão precisar esperar até 11 de novembro deste ano, data marcada para o início das vendas do console.

Vivendo o passado
Para completar a alegria dos gamers, alguns desenvolvedores de jogos revelaram na Electronic Entertainment Expo (E3), de 2016, considerada a maior feira de videogames do mundo, o retorno de clássicos da década de 1990, como Crash Bandicoot (1996). “Essa mensagem ficou clara durante diversos painéis da E3. Novas versões de jogos antigos, e até consoles, ganharam destaque e estão chegando com tudo para mais uma vez tomar o mercado”, explica Mendes. Confira abaixo três jogos que vão provocar em você um gostinho de nostalgia enquanto brincar:

Crash Bandicoot
Foi correndo em linha reta e desviando de muitos monstros e obstáculos que a raposa Crash envolveu várias pessoas em sua história. A missão era salvar sua namorada Tawna do cientista maluco Neo Cortex. Vinte anos depois do primeiro capítulo da franquia, a Sony, responsável pela distribuição e desenvolvimento do game, prometeu o retorno do personagem no titulo Crash Bandicoot Remastered Collection. Segundo a empresa, o jogo deve ser lançado em outubro de 2017 para Playstation 4.

Mighty Nº 9
Pensado para substituir o robô azul da Capcom, Mega Man (1987), o “Mighty Nº 9” é mais um modelo de jogo nostálgico que chegou ao mercado dos jogos eletrônicos este ano. O game, que contou com a participação do criador de Mega Man, Keiji Inafune, aborda um mundo onde um vírus misterioso contamina os oitos primeiros robôs da linha Mighty Number, cabendo à Beck, personagem principal, a responsabilidade de enfrentá-los. O “Mighty Nº 9” está disponível para PC, Mac, Linux, PlayStation 3, Xbox 360, Wii U, PlayStation 4, Xbox One, PS Vita e Nintendo 3DS.

Pokémon Go
Famoso por sua série de televisão e jogos de videogame, Pokémon se tornou uma febre entre os adolescentes de 1996. Na época, os games Pokémon Red e Pokémon Green, lançados para Game Boy Color, console portátil da Nintendo, encantaram várias pessoas apresentando os 150 primeiros pokémons do desenho. Hoje, 20 anos depois, a franquia lançou mais uma novidade para o mercado. Intitulado de “Pokémon Go”, o jogo utiliza o GPS (Global Positioning System/ Sistema de Posicionamento Global) e a câmera de um smartphone para capturar pokémons em uma determinada região ou cidade do mundo.

Com menos de seis meses de funcionamento, o jogo, que foi criado pelas empresas Niantic, Nintendo e The Pokémon Company, mobilizou públicos de diferentes faixas etárias, de crianças a adultos. Em números, conforme o site de tecnologia Bloomberg, o “Pokémon Go” alcançou uma marca de 45 milhões de jogadores ativos no mundo.


Mergulhe na história dos jogos eletrônicos
A partir deste sábado, 3, todo o passado dos jogos eletrônicos estará de volta com o Museu do Videogame Itinerante. A iniciativa, que vai até 25 de setembro, no shopping RioMar Fortaleza, apresentará os 270 consoles que marcaram os 44 anos da história dos videogames no mercado.
Divulgação
O Museu do Videogame Itinerante acontecerá pela segunda vez em Fortaleza

Entre as relíquias presentes estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); e o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D). Além disso, os visitantes poderão participar de atividades como Palco Just Dance, concurso de cosplay e simuladores de corrida.

Serviço
Museu do Videogame Itinerante (shopping RioMar Fortaleza)

Endereço: rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu;
Data: de 3 a 25 de setembro;
Horário: das 10h às 21h.
Entrada gratuita

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2 play

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2

anterior

próxima