DECORAÇÃO 27/07/2016 - 12h17

Já pensou em decorar sua lavanderia?

Conheça os benefícios e as possibilidades da decoração de um espaço como a lavanderia
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Revistas', 'id_autor': 19072, 'email': 'sabryna@opovo.com.br', 'nome': 'Sabryna Esmeraldo'}
Sabryna Esmeraldo sabryna@opovo.com.br
Shutterstock/Iriana Shiyan

Utilizada diariamente na rotina de uma casa, a lavanderia, muitas vezes, não recebe atenção no momento de pensar a decoração do imóvel. Uma melhor ambientação, entretanto, não só pode tornar o momento de seu uso, tão constante, mais agradável, como também garantir a durabilidade de equipamentos e mobiliários do espaço e o melhor aproveitamento da funcionalidade do ambiente.

Segundo a designer de interiores Lígia Silveira, responsável pelo ambiente Cozinha e Lavanderia, do Casa Cor Ceará 2015, é imprescindível pensar funcionalidade e organização para o ambiente, também conhecido como área de serviço. “Escolhas de aparelhos multifuncionais e armários planejados ajudam a ocupar melhor o espaço e definir as áreas de trabalho”, explica.

Quanto ao que não pode faltar no ambiente, além da máquina de lavar roupas e do tanque, outros itens são citados pelo arquiteto e urbanista Pedro Mamede, que - ao lado dos sócios e também arquitetos e urbanistas Antônio José Barata de Queiroz (Batata) e Eduardo Mourão - foi responsável pelo ambiente Cozinha e Lavanderia, do Casa Cor Ceará 2012. Armários para produtos de limpeza e vassouras, local para o estendedor de roupas (normalmente no teto), local para a tábua de engomar e ferro são alguns desses itens, tudo, claro, dependendo do espaço da lavanderia. “Se possível, já embutidos em algum móvel. Baldes e bacias para roupas, que precisam de um espaço grande no armário, normalmente colocamos em baixo do tanque”, acrescenta.

Mateus Monteiro
Lavanderia do ambiente Cozinha e Lavanderia, projetado pela designer de interiores Lígia Silveira, no Casa Cor Ceará 2015

Design
Segundo Mamede, hoje, existem diversos elementos que podemos utilizar para trabalhar o aspecto estético de uma área de serviço. “A própria máquina de lavar já pode ser uma peça de design moderno e bacana, utilizamos também armários com portas adesivadas, tanques em formatos diferentes e, dependendo do cliente, podemos colocar uma textura diferente nessa área ou um revestimento novo”, exemplifica o arquiteto.

Para Lígia, cores são fundamentais para dar um charme ao ambiente, mas tudo com muita atenção para harmonizar com os demais elementos. Sobre o principal cuidado na hora de aliar funcionalidade e design do espaço, a designer cita a escolha correta de materiais e a preferência por acabamentos em tons claros.
Firmino Junior Fotografia
Cozinha com lavanderia integrada assinada pelos arquitetos e urbanistas Pedro Mamede, Antônio José Barata de Queiroz (Batata) e Eduardo Mourão

Funcionalidade
Tanto para durabilidade do maquinário e do mobiliário quanto para a melhor utilização da área de serviço, os materiais utilizados neste espaço devem ser de fácil lavagem e resistentes a água. “Nas paredes, procuramos colocar sempre revestimentos cerâmicos ou de vidro, também utilizamos texturas laváveis com os clientes que querem um ambiente mais moderno e integrado com a cozinha. As portas dos móveis, se puderem ser de alumínio e vidro, ficam bem mais bacanas e são resistentes a água, que é o grande vilão nesses ambientes”, explica Pedro Mamede.
Shutterstock/alexandre zveiger
Distância entre o mobiliário e o chão garante maior durabilidade das peças, ao evitar o contato com água

Outro cuidado que merece atenção, segundo o profissional, é a posição do mobiliário. Os móveis, em geral, devem ter uma pequena distância em relação ao piso, para evitar o contato com água. Já os armários para vassouras, rodos e bacias precisam de um espaço personalizado que possibilite que o usuário os guarde fora da vista de visitantes.

“Se a lavanderia for integrada à cozinha por completo, sempre pensamos em um local para guardar todos os objetos usados na lavanderia, para que não fiquem à mostra. Gostamos bastante de fazer uma bancada em granito para o tanque, colocando um armário e a máquina de lavar em baixo dela, já trazendo um design mais sofisticado ao ambiente”, detalha Mamede.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2 play

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2

anterior

próxima