Jardim 20/04/2016 - 18h16

Como cuidar do seu bonsai

Comprou um bonsai, mas não sabe o que fazer com ele? As Revistas O POVO dão dicas simples de como fazer a manutenção correta da planta
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19093, 'email': 'mariliacandido@opovo.com.br', 'nome': 'Mar\xedlia Candido'}
Marília Candido mariliacandido@opovo.com.br

Bonsai são conjuntos de técnicas para fazer miniaturas de árvores comuns, encontradas na natureza. Típicas do Japão, as plantinhas são bem comuns no Brasil, sendo facilmente encontradas em floriculturas e supermercados. No entanto, cuidar de um bonsai requer atenção.

É importante observar a procedência da planta, pois, em alguns casos, não se trata de um bonsai, e sim de uma planta jovem. O bonsai fica sempre pequeno, como uma miniatura. Já a planta jovem cresce e se desenvolve normalmente.

O erro mais comum ocorre quando as pessoas esquecem do bonsai, colocam em cima de uma mesa e o utilizam apenas como decoração, deixando de lado os cuidados básicos. De acordo com Pedro Torquato, mestre em solos e nutrição de plantas, para começar, a adubação é essencial. “É importante utilizar adubos de rápida absorção”, ressalta. Segundo ele, o bonsai não pode ter acúmulo de gás carbônico e esses adubos evitam isso. Pedro chama atenção para o fato de que o bonsai é uma planta naturalmente estressada e que, para que a durabilidade dela seja boa, é interessante buscar espécies mais resistentes.

Quanto à quantidade de Sol, o profissional, que também é doutor em bioquímica e biologia molecular, explica que depende de cada espécie, já que o bonsai é uma planta normal, mas com o tamanho reduzido. O mesmo vale para a rega.


As regras de cuidado, geralmente, valem para a maioria das espécies. Unindo dedicação diária, rega, poda e adubação à rotina, fica simples manter seu bonsai saudável e bonito.

Em Fortaleza
Na cidade, quem deseja compartilhar e adquirir conhecimento sobre a arte do bonsai pode procurar a Fortaleza Uchu Bonsai. Na associação, é possível entrar em contato com diferentes tipos de bonsai, além de participar de oficinas e troca de experiências. Quase na saída da Capital, o local é aberto ao público em geral.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2 play

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2

anterior

próxima