DECORAÇÃO 14/04/2016 - 09h52

Como fazer o seu cinema em casa

Quem não gostaria de ter um home theater, não é mesmo? Alguns detalhes, no momento de pensar na organização e decoração do espaço, além da escolha correta do equipamento, são fundamentais para a criação do ambiente ideal
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Revistas', 'id_autor': 19072, 'email': 'sabryna@opovo.com.br', 'nome': 'Sabryna Esmeraldo'}
Sabryna Esmeraldo sabryna@opovo.com.br

urfin/Shutterstock
Home theater como opção de lazer
Conforto e funcionalidade devem andar juntos na hora de planejar um home theater. Para não errar em nenhuma dessas características, alguns detalhes não podem ser esquecidos. “A decisão mais importante será escolher a parede onde vai ser instalada a televisão ou telão. A partir disso, todo o layout deverá ser distribuído, assim como a escolha de um sofá confortável”, afirma Roberto Pamplona Jr., arquiteto responsável pelo ambiente Living com Home Cinema, do Casa Cor Ceará 2015.

Segundo Pamplona Jr., para o planejamento da decoração e organização do ambiente, é importante também definir quais modelos de equipamentos, entre as várias opções existentes no mercado, serão utilizados. “Somente assim, poderemos projetar corretamente o mobiliário para receber esses equipamentos, prevendo os pontos de tomadas, internet etc., evitando ao máximo a confusão visual dos emaranhados de fios”, detalha o arquiteto, indicando o uso de painéis com fundos falsos para esconder a fiação. “Esse espaço requer um planejamento para que tudo esteja no seu exato lugar.”

Em nome do conforto

Para se ter conforto, são boas opções tapetes e revestimentos em paredes (papel de parede, revestimento com madeira ou até placas acústicas) que propiciem uma melhor qualidade acústica ao local, além de dar um estilo próprio ao espaço.

Para Roberto Pamplona Jr. tudo que vier para agregar conforto ao ambiente pode ser utilizado, inclusive elementos como um open bar com cervejeira, frigobar para refrigerantes e até uma pipoqueira ou microondas. “Hoje, o home theater é a sala de entretenimento da família, nele ficamos um bom período de tempo, assistindo a filmes, séries, musicais, canais por assinatura e todas as possibilidades que a internet já nos oferece. Essa sala precisa ser confortabilíssima”, destaca o arquiteto.

DICAS
Confira outras dicas que o arquiteto Roberto Pamplona Jr. dá para o momento de planejar seu home theater:


Sofás - Sofás retráteis são muito versáteis, sua utilização é indicada, principalmente, para ambientes com pouco espaço.

Distância entre TV e sofá -
A distância entre TV e mobiliário muda de acordo com o tamanho da tela, quanto maior a televisão, maior deve ser a distância entre o aparelho e o sofá. Segundo o arquiteto, normalmente, a distância média de 3 m é indicada. Já a altura da TV deve seguir a linha dos olhos de um adulto sentado no sofá.

Iluminação - Para aproveitar a iluminação natural, é importante escolher cortinas que proporcionem o controle da luminosidade da sala, evitando ainda incidência da luz na televisão, o que pode causar reflexos. Em caso de iluminação artificial, usar dimers (dispositivos para controlar a luminosidade de uma lâmpada) ou automação residencial podem ser úteis para reproduzir a sensação de estar em uma sala de cinema.


Veja também algumas informações importantes para a escolha dos equipamentos e sua disponibilização pelo espaço Home Theater, para melhor aproveitamento de seu uso.
 
(Clique na imagem para zoom)
 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2 play

BDSM: Prazer Fora da Caixa - Parte 2

anterior

próxima