O Superior Tribunal de Justiça (STJ) livrou o deputado e vice-líder do governo, José Guimarães (PT-CE), da acusação de envolvimento no episódio dos "dólares na cueca", após sete anos e às vésperas do julgamento do mensalão.
A Primeira Turma do STJ decidiu, por unanimidade, no último 21 de junho, recurso determinante para que José Guimarães não seja mais réu na ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal. O processo ainda se encontra na fase das alegações finais.
Segundo o jornal Estadão, a defesa de Guimarães alega que desde o início não havia elementos que ligassem o deputado aos dólares apreendidos com o assessor e que os indícios existentes não seriam suficientes para processar o seu cliente.
Entenda a notícia
Na época, um assessor dele, José Adalberto Vieira, foi preso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Com ele, foi encontrado o montante de US$ 100 mil escondidos na cueca e mais R$ 209 mil numa maleta de mão. O fato ocorreu no dia 8 de julho de 2005, concomitante aos desdobramentos do mensalão.
O ocorrido levou ao afastamento do então deputado José Genoíno, irmão de Guimarães, da presidência do PT. O deputado era alvo de investigaçã da CPI dos Correios e já cogitava deixar o cargo. Ele renunciou após dois dias da prisão do assessor José Adalverto Vieira.
Redação O POVO Online, com informações do Estadão
anterior
próxima
Acompanhe O Povo Online. Notícias no Facebook
Agora no Twitter
O POVO | Política
Hospital de Sobral começou a funcionar sem todas as licenças necessárias, segundo relatório do TCE. http://t.co/3zzEobj3bN
O POVO | Política
Em Fortaleza, pré-candidato a presidente pelo partido de Feliciano defende pastor na CDH http://t.co/mRUvOoeck8
O POVO | Política
Romário vem a Fortaleza visitar obras da Copa das Confederações http://t.co/eViyw2ou19
O POVO | Política
TCE autoriza pensão para ex-deputado estadual Eudoro Santana, atual presidente do Iplanfor http://t.co/7dJ5e0xJk9
O POVO | Política
Comandante da Guarda Municipal deixa cargo e gera especulações sobre sua saída. http://t.co/VNH2abHYNV
O POVO | Política
Votação da MP dos Portos expõe fragilidades do governo http://t.co/KNangExf4d
Siga o politicaopovo no twitter
Veja o jornal de hoje e os cadernos
Novo
Comes & Bebes
O melhor da gastronomia, toda sexta-feira, no O POVO
São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa
Escolha o Widget do seu interesseNewsletter
1
Economia2
Divirta-se3
Economia4
Fortaleza5
Mundo
Copyright © 1995-2013