Mobile RSS

rss
Assine Já
Shows 10/05/2012

Todos os sons do Ceará na Mostra Petrúcio Maia

O evento abre espaço para a produção autoral local, com músicos e bandas de diversos estilos. São quatro finais de semana em quatro locais diferentes
DIVULGAÇÃO
Artur Menezes faz show na Praia de Iracema no final de maio
Compartilhar


Nos próximos dias, os fortalezenses terão a oportunidade de acompanhar uma rica variedade de representantes da cena musical local. Privilegiando a produção autoral, a quinta edição da Mostra de Música Petrúcio Maia terá inicio amanhã, dia 11 de maio, no Cuca Che Guevara na Barra do Ceará.


Promovido pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc), o evento será realizado aos finais de semana em quatro locais. Cada ambiente contará com representantes de gêneros musicais diversos. O evento trará, ao todo, 40 bandas e artistas selecionados via edital público.


Nos dias 11 e 12 de maio, a música negra ganha espaço no Cuca Che Guevara, com uma programação voltada para rap, hip-hop, reggae e música eletrônica, trazendo artistas e grupos como Manu Ala, Don L, Quilombo Favela e Felipe Rima.


Nos dias 19 e 20, a música instrumental é destaque no Passeio Público do Centro, com nomes como Moacir Bedê e Ayrton Pessoa. O local é ponto tradicional dos grandes instrumentalistas fortalezenses, por meio dos shows promovidos pela Secultfor todos os sábados, a partir das 13 horas.


No final de maio, os shows acontecem no Calçadão da Praia de Iracema, próximo ao Estoril. A variedade musical cearense será reproduzida por músicos e compositores de diversas gerações e estilos, como Lia Veras, Artur Menezes e Danilo Guilherme.


Em junho, dias 1 e 2, a Mostra agrega, no Shopping Solidário Bom Mix, bandas de rock de diferentes subgêneros, desde pop rock até o blues de Felipe Cazaux. Todos os shows ocorrem às 19 horas, com exceção dos shows no Passeio Público, que começam às 13 horas.


No ano passado, a Mostra foi realizada no bairro Bom Jardim e na Praia do Futuro. Segundo o coordenador de música da Secultfor, Dalwton Moura, neste ano, a Mostra se descentraliza mais para aproveitar a cena musical própria dos locais contemplados.


Moura afirma que a agregação de diferentes gerações é um dos principais destaques. “Reunimos artistas com mais tempo de estrada e pessoas que estão participaram pela primeira vez de um evento dessa dimensão”. Ele salienta que ao menos três músicas do repertório de cada apresentação deverão ser composições de autores cearenses. Na maioria dos casos, os músicos apresentarão canções próprias.


O guitarrista da banda de heavy metal Roadsider, Gabriel Paiva, destaca a importância de festivais como esse para os grupos musicais da cidade. De acordo com Paiva, as bandas de rock de Fortaleza costumam cobrar cachês apenas quando realizam covers e tributos, tocando músicas de artistas famosos. A Mostra Petrucio Maia é uma oportunidade de lucrar com a produção autoral, pois oferece cachês para os músicos.


Dez dos 40 grupos e artistas serão selecionados para participarem da 11ª Feira da Música, que acontece de 22 a 25 de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e entorno. O júri responsável pela seleção inclui o músico George Frizzo, o compositor Rodger Rogério e o jornalista Pedro Rocha, do O POVO.

 

SERVIÇO

 

V Mostra Petrúcio Maia

O quê: Festival de música produzido pela Prefeitura de Fortaleza

Quando: Amanhã, 11, e 12 de maio no Cuca Che Guevara (Barra do Ceará), às 19h. Dias 19 e 20, no Passeio Público (Centro), às 13h. Dias 25 e 26, no calçadão da Praia de Iracema, nas proximidades do Estoril, às 19h. Dias 1º e 2 de junho, no Shopping Solidário Bom Mix (Canindezinho), às 19h.

Acesso gratuito

Outras informações: 3262 5011

 

Compartilhar
espaço do leitor
Jean Jackson 15/05/2012 00:53
Muito bacana!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Mais comentadas

anterior

próxima