O diretor Mauro Lima e o ator Selton Mello fizeram uma das melhores dobradinhas do cinema nacional em Meu Nome Não É Johnny (2008). Infelizmente, o resultado não foi o mesmo em Reis e Ratos, que estreia sexta nos cinemas.
A ideia do diretor, que também escreveu o roteiro do filme, é interessante: personagens caricatos reunidos no período pré-golpe militar de 1964. Na trama, o espião americano Troy Somerset (Mello) é casado com a brasileira Leonor (Paula Burlamaqui) e ama viver no país, mas se vê obrigado a atender aos interesses dos EUA, ajudado sempre por major Esdras (Otávio Müller), dupla responsável pela maioria das boas cenas do filme.
Mas a premissa de Reis e Ratos -mostrar os bastidores da política brasileira de 1963- não funciona. O roteiro falha na hora de interligar as histórias de Troy, Leonor e Esdras com a do radialista paranormal Hervê Gianini (Cauã Reymond), o vigarista Roni Rato (Rodrigo Santoro, irreconhecível) e a cantora Amélia Castanho (Rafaela Mandelli).
Isoladamente, porém, os personagens são até divertidos, o que acaba deixando o filme mais parecido com uma reunião de boas esquetes.
As participações menores dos comediantes Marcelo Adnet e Gregório Duvivier, além de Seu Jorge no papel do marinheiro Américo Vilarinho, chamam a atenção.
Um mérito do longa, porém, é ter apostado em algo diferente de quase tudo que já foi feito no cinema nacional: reunir humor, romance e ação, com atmosfera de filme policial americano dos anos 1940. (da Folhapress)
SERVIÇO
Reis e Ratos
(BRA, 2012).O quê: Filme de Mauro Lima. Com Selton Mello, Rodrigo Santoro, Otávio Müller, Seu Jorge, Cauã Reymond e Rafaela Mandelli.
Duração: 110 min.Onde: Estreia no Arcoplex Aldeota 2, às 14h40, 16h50, 19h e 21h10; Multiplex Iguatemi 4, às 14h, 16h25, 18h50 e 21h15; Centerplex Via Sul 2, às 13h15, 15h45, 18h15 e 20h40.
Veja o jornal de hoje e os cadernos
Copyright © 1995-2012