Mobile RSS

rss
Assine Já
Combustível 15/01/2013

Gasolina comum ou aditivada?

Gasolina aditivada ajuda na conservação e no melhor desempenho do motor. Mas saiba quando é recomendado utilizá-la
Isabela Bosi economia@opovo.com.br
FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA
O motorista só deve sentir diferença no rendimento do motor depois de quatro ou cinco abastecimentos feitos exclusivamente com a gasolina aditivada
Compartilhar

Na hora de abastecer o carro, o frentista pergunta: “aditivada ou comum?”. Na dúvida, o motorista costuma optar pela comum, por ser a mais barata. Mas, apesar do custo, a aditivada tem vantagens, devido à presença de componentes químicos que limpam e melhoram o desempenho do motor.

 

>> Confira tabela de consumo e eficiência de combustível

 

Bruno Iughetti, consultor na área de petróleo, combustíveis e portos, explica que a gasolina que sai das refinarias, chamada de gasolina A, é pura, sem aditivos. Ao chegar às distribuidoras, é acrescentado etanol anidro (substância que melhora a octanagem do motor), que no Brasil é de 20%. Após esse processo, está pronta a gasolina C – ou gasolina comum.


“Nós temos a possibilidade de produção nas distribuidoras de uma gasolina especial que, depois de receber o etanol anidro, recebe outro aditivo que varia em cada uma das distribuidoras”, diz Iughetti. Esse aditivo dá à gasolina uma qualidade superior, pois contém substâncias detergentes e dispersantes que mantêm o motor completamente limpo, esclarece o consultor. “Obviamente, vai custar alguns centavos a mais”, lembra.


Para carros mais modernos e de melhor qualidade é recomendado o uso exclusivo de gasolina aditivada. Segundo Iughetti, esse tipo de combustível mantem limpo o motor, contribuindo para o melhor desempenho deste. “Há menos necessidade de manutenção. As vantagens são muitas para carros de último modelo”, afirma.


Apesar das vantagens, nem todos os carros devem ser abastecidos com esse tipo de gasolina. “Se você tem um carro com muitos quilômetros rodados, não faz sentido você colocar uma aditivada, porque o efeito vai ser praticamente nenhum. Às vezes, será até pior porque esse aditivo vai deslocar partículas que podem sujar a vela”, esclarece Iughetti.


No entanto, é possível passar aos poucos da comum para a aditivada, mantendo atenção a alguns cuidados especiais. Segundo Iughetti, deve-se começar misturando meio tanque da comum com meio da aditivada. No abastecimento seguinte, porém, já se pode colocar apenas a aditivada.


Segundo Antônio José Costa, assessor de assuntos econômicos do Sindicato dos Postos de Gasolina (Sindipostos), o motorista só vai sentir a diferença no rendimento do motor depois de quatro ou cinco abastecimentos só com a aditivada.


Etanol e Premium


Além das gasolinas comum e aditivada, há outros combustíveis: o etanol e a gasolina premium. O etanol é o álcool, que pode ser usado nos veículos flex junto com a gasolina. “O álcool consome mais que a gasolina. Para ele ser atrativo, deve ter o preço de até 30% abaixo do preço da gasolina. Se passar disso não é bom negócio”, diz Costa.


No entanto, ele aponta que o etanol é um combustível limpo, ou seja, menos poluente que a gasolina. “Ele não vem do petróleo, vem dos vegetais. No Brasil, vem da cana de açúcar”, aponta. Além de causar menos dado à natureza, possui uma octanagem maior que a da gasolina, epermite partida mais rápida.


Já a gasolina premium possui uma octanagem maior. “Na hora da queima do combustível, quanto maior a octanagem, mais rápida será a partida”, explicao assessor. A gasolina premium também é à base de aditivos dispersantes e detergentes, mas com um percentual maior. Esse combustível deve ser utilizado em carros importados com motores potentes. “Uma gasolina ‘top de linha’, para quem ter carro de primeiro de nível”, diz Bruno Iughetti.

Compartilhar
espaço do leitor
Carlos Alberto 01/09/2013 13:40
ÔPOVO desinformado... Gasolina Premium se aplica a qualquer carro com taxa de compressão do motor maior ou igual a 10:1. Se seu carro é popular 1.0 Flex, provavelmente se encaixará neste perfil. É só ler o manual.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Pedro 21/05/2013 11:51
RECADO PARA OS USUÁRIOS DA GASOLINA ADITIVADA....QUAL A ESPECIFICAÇÃO DO ADITIVO ADICIONADO A GASOLINA ? VOCÊ NÃO SABE ? NÃO VEM ESPECIFICANDO ? E VOCÊ AINDA CONTINUA COLOCANDO ADITIVADA.... Pedro Pan
Este comentário é inapropriado?Denuncie
visitante 15/01/2013 12:47
"para quem ter carro de primeiro de nível” Maldito estagiário !
Este comentário é inapropriado?Denuncie
anonimo 15/01/2013 10:54
A melhor gasolina é a comum aditivada é bom para o posto que dilui a gasolina para aumentar o volume e o lucro igual o leiteiro faz com o leite coloca agua para aumentar no bule.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor: