Mobile RSS

rss
Genética 23/02/2012 - 01h30

Cai a teoria do "Declínio do Y"

As teorias de que os homens eventualmente vão desaparecer porque o cromossomo Y, que determina a masculinidade, está encolhendo estariam todas erradas, segundo um estudo genético publicado ontem
notícia 2 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir

O cenário da condenação dos homens ganhou destaque quase uma década atrás quando os cientistas descobriram que o cromossomo masculino tinha se reduzido drasticamente. Ele passou de um super-Y com mais de 1.400 genes, há centenas de milhões de anos, para um pequeno e nodoso cromossomo com apenas dezenas de genes.

 

Essa descoberta levou a pensar que o Y estava em apuros. Os humanos poderiam acabar como as ratazanas toupeiras transcaucasianas, um pensamento preocupante.


Mamífero cujo cromossomo Y foi vencido pela pressão evolucionária, a ratazana toupeira se diferenciou em duas espécies, um das quais não possui o cromossomo Y. Como o gênero de sua prole é determinado ainda é um mistério.


No pior cenário, os homens desapareceriam sem meios artificiais para garantir a continuidade do sexo masculino ameaçado.


Algumas vozes apocalípticas dizem que isso poderia acontecer em cerca de cinco milhões de anos e outras em apenas 125.000 anos, com o cromossomo Y seguindo o caminho do pássaro extinto Dodo.


Mas o novo estudo diz que a diminuição dos cromossomos Y ocorreu em um passado muito distante e que o cromossomo tem se mantido maravilhosamente estável há milhões de anos.


O genoma humano tem 22 pares de cromossomos mais um par que determina o sexo. Se você é uma mulher, tem dois cromossomos X; se você é um homem, um X e um Y.


A nova evidência vem de uma comparação do cromossomo Y humano com o do macaco rhesus - um famoso macaco do Velho Mundo cujo caminho evolucionário se diferenciou dos humanos e chipanzés cerca de 25 milhões de anos atrás.


“O cromossomo Y do rhesus não perdeu um único gene ancestral em todo esse tempo”, disse o estudo.


Em comparação, o Y humano perdeu um gene ancestral, o que aconteceu em um minúsculo segmento que corresponde a apenas três por cento do cromossomo inteiro.


“Sem a perda dos genes do Y do rhesus e um gene perdido no Y humano, está claro que o Y não vai a lugar algum”, afirmou Jennifer Hughes do Whitehead Institute for Biomedical Research do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).


O chefe de Hughes, David Page, disse que tem combatido a noção de “declínio do Y” nos últimos 10 anos e acredita que o novo estudo “simplesmente destrói” a teoria.


“Eu não posso dar uma palestra sem ser questionado sobre o desaparecimento do Y”, reclamou. “Esta ideia tem sido tão persuasiva que tem nos impedido de avançar em questões realmente importantes sobre o Y.”


Antes de eles se tornarem cromossomos sexuais especializados, o X e o Y eram essencialmente como os cromossomos comuns e costumavam trocar genes com qualquer outro, um processo chamado cruzamento que ajuda a eliminar mutações perigosas e manter um amplo conjunto de genes, de acordo com a equipe de Page.


Mas o cruzamento X-Y parou, fazendo o cromossomo Y perder rapidamente dezenas de genes indesejados em cinco etapas.


“Então ele se nivelou e ele vem fazendo isso muito bem desde então”, concluiu Page.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A redução do cromossomo masculino, o Y, que há milhões de anos tinha centenas de genes e atualmente tem apenas dezenas deles, levou à suspeita de que ele poderia acabar desaparecendo. Estudo divulgado ontem mostra que o cromossomo Y tem se mantido estável há milhões de anos.

Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Eduardo PInheiro 24/02/2012 09:47
Não sabia que existia mais essa teoria com intenção de denegrir a imagem dos homens.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Cícero 23/02/2012 20:03
Será que a teoria está erada de verdade ??? Tenho minhas dúvidas ao andar pelas ruas...
Este comentário é inapropriado?Denuncie

Mais comentadas

anterior

próxima

Mobile RSS

rss