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Mudança 21/01/2013

Novo brasão de Fortaleza será única marca do governo Roberto Cláudio

O prefeito Roberto Cláudio decidiu dar novas linhas ao símbolo oficial de Fortaleza e anunciou que usará apenas o brasão da cidade como marca da gestão. Ao contrário do governo Luizianne, a gestão RC não terá slogan
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Há três semanas à frente da Prefeitura de Fortaleza, a gestão Roberto Cláudio (PSB) decidiu redesenhar o traço do brasão do Município, dando linhas mais leves ao centenário símbolo idealizado por Tristão de Alencar Araripe (1821-1908). Dentro da mesma determinação que modernizou o desenho, está também a decisão do novo prefeito de não criar slogan em sua gestão, como havia na Era Luizianne Lins (PT).

 

A partir de agora, o governo municipal terá apenas o brasão oficial como marca. Postura que também foi adotada por Cid Gomes (PSB) - padrinho político de Roberto - logo que assumiu o Governo do Estado, em 2007.


De acordo com a assessoria da Prefeitura, a decisão de RC cumpre o que manda o parágrafo 1º do artigo 37 da Constituição Federal: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.


Além do que está na Constituição, existe também em Fortaleza uma lei específica que determina o uso obrigatório do brasão do Município como símbolo da cidade. A lei 023/2005, de autoria do vereador Iraguassu Teixeira (PDT), aponta como uma das determinações “a necessidade de haver a indexação do símbolo à cidade, e não às pessoas que a governam”.


Quanto ao desenho do brasão, a Lei Orgânica do Município é omissa sobre as possibilidades de se alterar os traços. O documento limita-se a apontar o brasão como símbolo oficial do Município, ao lado da bandeira e do hino.

 

Mudanças

Ao longo de sucessivas gestões municipais, as linhas que formam o brasão foram ganhando nova cara à medida em que recebia tons mais sutis, traços mais leves, um retoque aqui, outro acolá. Na última das mudanças, a coroa dourada que adorna o brasão passou a ter cinco torres visíveis com portas, o que, segundo argumenta a assessoria de RC, demonstra que a cidade é capital de um Estado.

 

Houve alteração também na cor que simboliza o mar de Fortaleza. Antes colorido com verde esmeralda, a versão Roberto Cláudio ganhou tom mais claro, com um verde que aproxima-se do azul. “Aproximamos o registro das cores das águas à cor verdadeira do nosso mar”, defende a gestão.


Também no pacote de mudanças está o redesenho dos ramos que ficam às margens do símbolo oficial e da faixa que imprime o latim “Fortitudine”, que significa força, valor ou coragem .


Na defesa das alterações, a gestão municipal afirma que os traços “foram simplificados, facilitando uma ampla aplicação do brasão em peças gráficas, veículos, prédios públicos e publicidade oficial”. Ao mesmo tempo, a nova administração alfineta a gestão da ex-prefeita Luizianne Lins, que, ao lado do brasão oficial, convencionou a logo “Fortaleza Bela”, em cores vermelha e amarela. Ela aparecia impressa em todo o material produzido pelo governo petista e, até hoje, está presente em vários equipamentos públicos da Capital.


O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


O brasão oficial da cidade de Fortaleza , projeto de Tristão de Alencar Araripe, vem acompanhando algumas gestões municipais e sofrendo pequenas alterações ao longo dos governos.

 

Serviço

 

Mais informações:

Palácio do Bispo, sede da Prefeitura Municipal de Fortaleza

Endereço : Rua São José, 01 - Centro

Telefone: (85) 3105-1464

Site oficial: www.fortaleza.ce.gov.br

 

As mudanças no brasão de Fortaleza ao longo dos anos


Brasão na Era Juraci Magalhães

Criado pelo escritor Tristão de Alencar Araripe, o brasão de Fortaleza em suas primeiras versões tinha cores mais fortes e traços um tanto rústicos. Na gestão Juraci Magalhães (1990 - 1993; 1997 - 2004) praticamente não foi utilizado para simbolizar ações e obras do governo. Em seu lugar aparecia logomarca criada para demarcar sua administração.

 

Brasão na Era Luizianne Lins

No governo da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) o brasão de Fortaleza é modernizado e volta a compor as ações oficiais da Prefeitura, aparecendo em documentos, obras e propagandas institucionais. Ao lado dele, contudo, foi colocada a logo “Fortaleza Bela”, garantindo uma identificação com a administração petista. Foi utilizada nas duas gestões de Luizianne.

 

Brasão no governo RC

O prefeito Roberto Cláudio, poucas semanas após assumir o comando da Capital, resolve também fazer alterações no brasão de Fortaleza. As cores do símbolo da cidade são alteradas, assim como alguns de seus elementos. A exemplo do governador e padrinho político Cid Gomes (PSB), decide que essa será a única marca de sua gestão.

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espaço do leitor
DUDUCA 24/01/2013 16:15
É BOM QUE FIQUE ASSIM E NÃO MUDEM MAIS A CIDADE É DO POVO E NÃO DE PARTIDOS POLÍTICOS
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Rosangela 23/01/2013 06:31
parabéns que a marca da nova gestão seja de trabalho e não de slogans e cores pois a prefeitura não é de partido politico e sim do povo .Chega de cores principalmente vermelho
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Gustavo 22/01/2013 11:32
O brasão de Fortaleza possui erros crassos, considerando-se as convenções da heráldica municipal (também denominada "civil") brasileira: A "coroa-mural", peça dourada representada logo acima do escudo, possui um desenho equivocado. O correto são cinco torres e não três...http://pt.wikipedia.org/wiki
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Scandalman 22/01/2013 11:26
Excelente atitude! Mostra que a gestão não quer marca própria, mas representar, literalmente, o executivo do Município, que ESTÁ sob uma gestão, como já esteve sob tantas outras. A prefeitura não é de ninguém, mas está para servir o povo da cidade. Parabéns pela atitude, Roberto Cláudio e equipe!
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Roberto Abreu 22/01/2013 11:07
Como é que é? Será que estou entendo direito? Quer dizer que o Poste do CID vai se apropriar do Brazão de Fortaleza e transformar o símbolo histórico da cidade em "sua" marca? Quer dizer que cada Prefeito poderá alterar o Brazão oficial para fazê-lo "sua" marca? Meu Deus, meu Deus...!
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