Mobile RSS

rss
Assine Já
PRB 08/10/2012

Dr. Washington é reeleito em Caucaia

Apoiado pelo governador Cid Gomes, o atual prefeito teve 48,01% dos votos válidos e derrotou a candidata do PMDB, Inês Arruda
DAVI FARIAS/ ESPECIAL PARA O POVO
O prefeito Dr. Washington recebeu os eleitores em sua própria casa para comemorar a reeleição
Compartilhar


A festa de reeleição do Dr. Washington (PRB), em Caucaia, começou pouco depois do fechamento das urnas, apesar da demora na apuração dos votos em relação às demais cidades cearenses. Apoiado pelo governador Cid Gomes, o atual prefeito teve 48,01% dos votos válidos (73.720) e venceu a “batalha” travada com a candidata do PMDB, Inês Arruda, que terminou na segunda colocação com 28,31% dos votos válidos (43.476). Naumi Amorim (PSL), Paulo Gurgel (PSDB) e Juscelino de Souza (PSOL) tiveram, respectivamente, 21,38%, 2,11% e 0,19%. Os demais candidatos não pontuaram.


“Estou muito feliz. Em mais de 90 dias de campanha, fomos recebidos com carinho nas comunidades. A população reconheceu nosso trabalho e demonstrou isso hoje (ontem) nas urnas”, afirmou Washington Luiz de Oliveira. Em meio à comemoração em sua própria casa, repleta de eleitores e apoiadores, o prefeito reeleito exaltou as melhorias em diversos setores, como educação, saúde e geração de empregos, desde que assumiu o poder. Ele garantiu que a meta é avançar.


“No próximo ano, vamos implantar a escola de tempo integral e seguir com os avanços em educação, turismo, habitação e saúde. Temos é que agradecer ao povo de Caucaia mais uma vez, que não acreditou nas mentiras lançadas contra a gente - depoimentos de pessoas denegrindo a nossa imagem, além de pesquisas mentirosas - e mostrou que sabe votar”, enfatizou.


O vice-prefeito reeleito, Paulo Guerra, avaliou a vitória como reconhecimento pelo trabalho e esforço realizados na reconstrução da autoestima da juventude no município. “A geração de emprego era um desafio e nós tivemos sucesso. Foram 42 mil na nossa gestão. Vamos seguir investindo na educação, geração de emprego e humanização da saúde. Eu e Washington estamos motivados para essa missão”, assegurou.


Animada pelo hit “O doutor tá estourado”, a passeata da vitória de Dr. Washingotn realizada ontem reuniu eleitores de todas as idades. “Foi o único prefeito que fez alguma coisa por Caucaia. Melhorou em todos os sentidos: na educação, na saúde. Sem falar que ele é do povo”, vibrava Aila Torres Pinheiro, 32.


Durante todo o dia de ontem, O POVO tentou contato com a candidata do PMDB, Inês Arruda, sem sucesso.


Eleição tranquila

De acordo com o juiz eleitoral José Coutinho Tomás Filho, da 37ª Zona, a votação em Caucaia foi considerada “tranquila”. Segundo ele, uma pessoa foi presa pela Polícia Rodoviária Federal na BR-222, por transporte ilegal de eleitores. O homem, que se dirigia ao município de Caucaia, foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, em Fortaleza.

 

Outras duas pessoas foram presas por boca de urna e por perturbação perto de área eleitoral. Na Delegacia Metropolitana de Caucaia, o dia também foi considerado calmo. Um homem foi preso por assalto e outro por dirigir alcoolizado, segundo o delegado plantonista, Iderlan Marques.

 

Tapebas inauguram seção com 137 eleitores

Em 2012, mais de 2 mil eleitores indígenas puderam votar em suas próprias comunidades, em 11 cidades do interior do Ceará. Ao todo, 17 novas seções foram instaladas para os índios, a exemplo dos Tapeba, em Caucaia. Raimunda Cruz, 67, aprovou a mudança porque não precisou sair da comunidade e não enfrentou filas. “Votamos eu e o meu velho. Fui a terceira a votar. Queria ter sido a primeira, mas quando cheguei já tinha gente”, comemora a “matriarca” dos Tapeba.

 

Urnas com biometria

Utilizado desde a última eleição (2010), o sistema de identificação por biometria (impressão digital) funcionou tranquilamente no Eusébio, único município cearense a utilizar o sistema em suas 98 urnas. O cartório eleitoral da região registrou apenas um caso de substituição de urna eletrônica, logo no começo do pleito, por um problema técnico, o que não atrapalhou o andamento da eleição.

 

Apuração curiosa

A apuração dos votos das 252 urnas do Eusébio e de Aquiraz ocorreu no Fórum Manoel Florêncio Filho, em Aquiraz, de forma curiosa. Sem ter como informar os eleitores que se concentravam em frente ao fórum, os servidores do TRE grampeavam os boletins de urna na grade do fórum. Para saber o resultado, os eleitores precisavam somar os votos do candidato em cada urna.

 

Compartilhar
espaço do leitor
SÉRGIO ROCHA LIMA 08/10/2012 05:05
Pesquisas deveriam ser proibidas,pois,o ibope 4 dias atrás,disse que a inês,ganharia com larga margem : http://g1.globo.com/ceara/eleicoes/2012/noticia/2012/09/ines-tem-39-e-dr-washington-29-para-prefeito-de-caucaia-diz-ibope.html
Este comentário é inapropriado?Denuncie
anonimo 08/10/2012 05:04
parabens seu prefeito mas de mais valor a seus familiares lembre do seu primo que esta numa cadeira de rodas hoje em dia ele precisa de apoio e muita ajuda da familia
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Mais comentadas

anterior

próxima