LOCAÇÃO. NOVO CONTRATO 20/08/2016

Para alugar mais rápido o seu imóvel

notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19078, 'email': 'elvesrabelo@opovo.com.br', 'nome': 'Elves Rabelo'}
Elves Rabelo elvesrabelo@opovo.com.br
TATIANA FORTES
Michele Birck: anunciar é a melhor estratégia

O fim do contrato de locação nem sempre é possível relocar o imóvel de imediato. Alguns procedimentos são necessários para que um novo inquilino possa chegar. Vistoria, certidões negativas de débitos e repaginada na estrutura são alguns dos cuidados necessários antes que o imóvel seja anunciado novamente.

 

Quando o contrato chega ao fim por si só ou quando uma das partes decide rescindir, o locatário precisa solicitar uma vistoria de desocupação junto à empresa administradora. A empresa analisa as condições estruturais do imóvel para ver se estão iguais às que foram entregues ao morador.


“Esta vistoria verifica se o imóvel está sendo devolvido no estado em que foi locado, ressalvados os desgastes por uso comum. Aquilo que se desgasta pelo uso normal, não pode ser cobrado do inquilino. Devem ser cobrados dos inquilinos danos que foram causados por mau uso”, detalha Hebert Reis, advogado e vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB/CE).


Se estiver tudo certo, a vistoria é aprovada. Ao morador, cabe realizar o pedido de corte às companhias de água e luz e solicitar a Certidão Negativa de Débito (CND). Caso o imóvel seja em condomínio, uma certidão de quitação deve ser pedida à administração. Além disso, um documento de quitação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) também é necessário, caso o inquilino tenha assumido, em contrato, o pagamento da taxa.


Imóvel entregue, é hora de dar uma geral para que ele fique em ótimas condições a fim de ser alugado novamente. A primeira ação a ser feita é caprichar na pintura, tanto por dentro como por fora do imóvel. “Fazer reformas como pinturas, e outras coisas básicas é fundamental para deixar o imóvel bonito e convidativo. As pessoas gostam e exigem locais confortáveis”, afirma Apolo Scherer, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci-CE).


“Os problemas mais comuns que acontecem entre dono e inquilino é com vazamentos ou goteiras. O proprietário deve disponibilizar o imóvel para a locação com tudo certinho, pois não cabe ao locatário verificar isso”, diz Michele Birck, gerente de locação da SM Administradora de Imóveis.


Lídia Hiluy Vieira, diretora comercial da SJ Administração de Imóveis, reforça a atenção à segurança do processo. “Como envolve vários processos, pessoas, documentos e o imóvel em si, é necessário se preocupar com processos seguros, vistorias criteriosas, pessoas preparadas e uma correta avaliação para minimizar riscos”,


Na sequência, o ideal é que o proprietário avalie os valores atuais cobrados pelo mercado em aluguéis, para que possa adequar o seu à realidade da área. Por fim, o indicado é que o proprietário do imóvel entre em contato com empresas especializadas em locação para que o processo de locação de imóveis seja acelerado.


De modo geral, as empresas de locação só começam a cobrar quando o imóvel é alugado, com taxa média de 10% do valor do aluguel. Contudo, esse valor pode variar de empresa para empresa.

 

VISITAS


Imóvel bem cuidado

Um imóvel bonito e bem conservado tem grandes possibilidades de despertar interesse em um maior número de pessoas. A dica é deixá-lo sempre com uma boa aparência, com pinturas, acabamentos e manutenções periódicas.

 

Dar possibilidade de visitação aos possíveis inquilinos é fundamental, pois conhecer o lugar antes de fechar contrato é a ação mais indicada pelos especialistas. Ao menos aos finais de semana é o indicado pelas empresas.


Além disso, estar antenado ao mercado imobiliário é também muito importante. O indicado é que o proprietário se informe sobre inflação, empreendimentos e obras públicas próximas ao imóvel que podem trazer valorização ou não ao imóvel.

 

Frase

Fazer reformas como pinturas e outras coisas básicas é fundamental para deixar o imóvel bonito e convidativo

Dicas


PROCURE uma imobiliária

 

CAPRICHE no visual do imóvel, deixe-o sempre bonito e conservado

 

ANUNCIE em jornal, sites e com placas

 

DISPONIBILIZE o imóvel para visitas, pelos menos aos finais de semana

 

ATENTE-SE ao mercado imobiliário para balizar o valor que você cobrará de aluguel 

undefined

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Jornal de Hoje | Imóveis