COMPRA NA PLANTA. VISTORIA 13/08/2016

Acompanhe de perto a obra do seu imóvel

notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19074, 'email': 'atalasouza@opovo.com.br', 'nome': '\xc1tala Souza'}
Átala Souza atalasouza@opovo.com.br
AURÉLIO ALVES, ESPECIAL PARA O POVO
O engenheiro Roberto Marinho, da RM2 Engenharia, lembra da importância do manual do empreendimento

Comprar imóvel diretamente na planta pode ser uma vantagem por conta da possível flexibilidade na forma de pagamento, na estrutura do apartamento e na escolha da posição do apartamento. Além disso, é garantia de recebê-lo novinho. No entanto, para que tudo ocorra bem, é importante estar atento a alguns detalhes durante e ao término das obras.

 

De acordo com o engenheiro civil da WR Engenharia, Anderson Magalhães, a primeira verificação que o comprador precisa fazer é na documentação do memorial do imóvel. “No ato da compra, você recebe o memorial descrevendo os materiais e licitações inerentes ao apartamento, como por exemplo, qual é o tipo de torneira, qual o tipo de cerâmica. A primeira coisa é ver o memorial e comparar se o que a construtora vendeu está sendo entregue ou não”. O cliente também tem a opção de verificar a construção e composição do imóvel durante as obras, para perceber seu andamento e quais materiais estão sendo utilizados, justamente para evitar problemas na hora da entrega.


Para a vistoria, é recomendável a contratação de profissionais especializados. Além da entrega, eles também podem acompanhar o andamento das obras. “A contratação de um profissional para acompanhar as etapas durante a execução obra é muito importante. Quando não for possível, deve ser feito ao menos no momento das chaves. O profissional checa toda a documentação técnica e compara com os elementos da venda de modo a verificar se o que está sendo entregue é o que foi vendido, inclusive com checagem de áreas, acabamentos, qualidade, cumprimento de prazo, modificações”, explica o engenheiro civil da RM2 Engenharia, que presta esse serviço, Roberto Marinho.


O arquiteto e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Paulo Hermano, ressalta quais são os pontos importantes a analisar. “Um imóvel pode apresentar imperfeições, para identificá-las o proprietário deve fazer uma vistoria, observando e anotando as possíveis falhas para em seguida solicitar suas correções”. Como sugestão, ele indica verificar o estado dos revestimentos, o fechamento das esquadrias, o funcionamento das torneiras e chuveiros, e ainda, os interruptores e tomadas.


O arquiteto também destaca que, em caso de o proprietário querer fazer algum tipo de mudança no imóvel ainda durante o período de obras, ele deve verificar se construtora permite fazer isso. “Mudanças durante a obra são sempre mais econômicas, mas nem todas as construtoras permitem, desta forma, é importante se informar no momento da compra do imóvel. Elas não devem ferir a legislação ou a convenção do condomínio, sendo conveniente realizá-las sempre com orientação de um arquiteto.


A arquiteta e urbanista Dayane Medeiro também analisa que é interessante o proprietário abrir e fechar todas as esquadrias, principalmente as de correr, para se certificar que as mesmas não estão emperradas ou com alguma avaria e verificar se nas esquadrias e guarda corpo de alumínio e tem alguma abrasão.


PARA LER


Manual do Empreendimento

Na conclusão das obras, a empresa também deve entregar o manual do empreendimento. Ele retrata toda a documentação jurídica e técnica do imóvel adquirido, incluindo o posicionamento de tubulações, fiação e dicas

de manutenção do imóvel e suas partes.


“É uma peça de grande importância, pois orienta entre outras coisas as furações para as decorações, móveis e manutenção das instalações, mas também registra as especificações de todo material utilizado, de modo que quando for necessário repor peças se tenha registrado marcas e modelos”, esclarece o engenheiro Roberto Marinho.


Estes cuidados com a leitura atenta do material de venda, especificações, planta e documentação jurídica poderá facilitar a verificação de irregularidades pequenas e grandes ao longo da construção. “O registro das visitas com datas e observações, aliadas à visão crítica e não ansiosa por receber a obra, são muito importantes. Sempre que verificar alguma irregularidade, é necessário comunicar e protocolar junto à construtora, de modo a garantir o compromisso da empresa em dar a resposta necessária”.


PARA ONDE OLHAR


DURANTE AS OBRA

Checar a qualidade do material

Verificar se as áreas do ambiente estão de acordo com as especificações exigidas nos documentos

 

NA ENTREGA

Cheque se o que foi entregue pela construtora está de acordo com o que foi vendido

 

Checar todas as torneiras, chuveiros e bacias sanitárias

 

Observar se as bancadas estão bem fixas e não apresentam nenhum tipo de rachadura ou emenda

 

Observar se tem alguma peça sobressalente ou alguma macha que não seja do padrão da peça

 

Abrir e fechar todas as esquadrias para se certificar que as mesmas não estão emperradas ou com alguma avaria

 

Observar as pinturas das portas, bem como as ferragens

 

Observar as pinturas das paredes, se não existem manchas e os acabamentos junto ao rodapé

 

Observar se nas esquadrias e guarda corpo de alumínio e tem alguma abrasão

 

Frase

A contratação de um profissional para acompanhar as etapas durante a execução obra é muito importante

undefined

> TAGS: imóveis
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Jornal de Hoje | Imóveis