COMPRA. DICAS 16/07/2016

A casa própria antes dos 30

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19040, 'email': ' andresongurgel@opovo.com.br', 'nome': 'Anderson Cid'}
Anderson Cid andresongurgel@opovo.com.br
TATIANA FORTES
Anderson Magalhães vive de aluguel enquanto espera receber o imóvel que comprou

A compra da casa própria pode durar a vida inteira, com os prazos de pagamento se estendendo por até duas ou três décadas em financiamentos. Em meio a isso, comprar um imóvel cedo pode ser um fator chave para planejar a própria vida com mais cuidado e mais tempo.

 

Segundo o economista Vitor Leitão, uma das vantagens de procurar fazer a compra antes dos 30 anos de idade é que os bancos geralmente ficam mais dispostos a oferecer um prazo maior quando a pessoa é mais jovem, podendo chegar a até 35 anos. Além disso, ele conta, formar patrimônio é sempre interessante de um ponto de vista de planejamento financeiro, e quanto mais cedo isso acontece melhor.


Por outro lado, há dificuldades: alguém que está apenas há poucos anos no mercado de trabalho costuma ter menos reservas de dinheiro para usar do que quem já tem mais tempo de atuação. Os mais jovens também têm probabilidade menor de já terem um emprego estável e que ofereça segurança, o que pode vir a ser um problema durante o pagamento das parcelas.


Para contornar essas dificuldades é preciso, acima de tudo, se planejar: assim como em qualquer compra de imóvel, nesses casos o mais importante é conhecer o próprio orçamento e as despesas com que se tem que arcar.


Vitor orienta que se deve pesquisar taxas de juros, já que se trata de uma dívida que o comprador contrai por parte considerável de sua vida, de modo a não comprometer planos futuros. É importante também ter uma perspectiva positiva na vida profissional: como estabilidade de fato é uma garantia difícil de ter, é bom que o comprador ao menos esteja empregado em uma organização que ele saiba que valoriza jovens talentos e que poderá lhe dar oportunidades de subir na carreira no futuro.


Anderson Magalhães, engenheiro de 27 anos, adquiriu um imóvel no ano passado, que espera receber em breve. Casado há dois anos, ele e a esposa decidiram que é mais proveitoso começar a pagar parcelas de um imóvel próprio do que continuar pagando aluguel. Conseguiu um financiamento com 35 anos para pagar, mas sua intenção é pagar mais parcelas de uma vez com o passar dos anos, de modo a quitar a dívida antes do prazo.

 

MELHOR OPÇÃO?

Para decidir se a compra é mais vantajosa que a locação, Sérgio Melo, economista e sócio da SM Consultoria, afirma que é preciso comparar o valor do aluguel (de onde o jovem poderia vir a morar) com o valor das prestações a serem pagas em um financiamento: se a diferença for considerável, essa é provavelmente a melhor decisão.

 

Já se os valores não forem tão diferentes, pode ser mais inteligente comprar logo o imóvel, a depender de outros fatores a serem considerados – como a reserva financeira da pessoa, pressa para adquirir a casa própria e estabilidade no emprego.


Sérgio reconhece que atualmente os preços de imóveis estão mais baixos do que os observados poucos anos atrás e que adiar a compra pode fazer com que os valores fiquem mais altos quando for a hora de comprar. Segundo ele, a expectativa é de que os valores voltem a subir a partir do final de 2017.


"Uma das vantagens de procurar fazer a compra antes dos 30 anos de idade é que os bancos geralmente ficam mais dispostos a oferecer um prazo maior quando a pessoa é mais jovem"

 

Dicas !

 

CONHEÇA SEU ORÇAMENTO

É essencial na hora de comprar qualquer imóvel conhecer bem sua receita e suas despesas, de modo a planejar com mais precisão os gastos dos anos subsequentes. Quando o comprador é jovem e inexperiente, isso se torna mais importante

 

PESQUISE
Um investimento para a vida inteira, como é a compra de um imóvel, requer pesquisa detalhada no maior número possível de casas ou apartamentos. Compare também juros e condições de financiamento

 

COMECE POR BAIXO

É normal que o primeiro imóvel da vida de uma pessoa seja um de entrada, de valor menor, que depois pode servir de impulso para comprar outro de maior nível

 

COMPARE COM O ALUGUEL

Compare o valor das parcelas do financiamento e a mensalidade do
aluguel. Junto de motivações pessoais, esse critério pode ajudar
a decidir

undefined

> TAGS: imóveis
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Jornal de Hoje | Imóveis