CÔMODOS. DEPÓSITOS 18/06/2016

Um espacinho extra

notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19078, 'email': 'elvesrabelo@opovo.com.br', 'nome': 'Elves Rabelo'}
Elves Rabelo elvesrabelo@opovo.com.br
CAMILA DE ALMEIDA
Gilberto Sampaio: depósito está entre os 10 itens que mais valorizam imóvel


Que todo mundo deseja ter mais espaço em casa isso ninguém discute. Uma saída encontrada por muitas construtoras e clientes tem sido o depósito, uma área separada, por vezes localizada na garagem, que tem por objetivo guardar objetos que não são utilizados no dia a dia. Organização, ampliação da área privada do apartamento e até valorização do imóvel, esses são os principais benefícios do “espaço extra”.


Para quem mora em um apartamento que já conta com a área, perfeito. O foco é a organização e a personalização do espaço. Mais que um mero local para guardar coisas em desuso, o depósito pode ser utilizado como escritório, área de brinquedos, oficina de música e local para estudos ou descanso. Segundo o arquiteto e professor de arquitetura da Universidade de Fortaleza Paulo Hermano Barroso, dentre as vantagens de ter um depósito em casa é “poder contar com mais espaço para guardar aquilo que não se utiliza com frequência”.


Já para quem não mora em um apartamento com depósito, nem tudo está perdido. Há a possibilidade de criar o espaço, entretanto, é preciso ter atenção, porque toda alteração no prédio, seja na área comum ou privada (em caso de estrutura), tem de ser aprovada pela Prefeitura e pela maioria dos moradores. “Arquitetonicamente falando, é possível criar um depósito nos prédios, contudo há aspectos legais que devem ser observados”, alerta Barroso.


De acordo com Gilberto Sampaio, gerente comercial da A Predial, “o depósito está entre os dez itens que mais influenciam na valorização de um imóvel”, tornando-o mais atrativo para os compradores.


Contudo, no Nordeste como um todo, o depósito ainda não pode ser considerado uma tendência nos apartamentos, mesmo que muitas empresas estejam a incluí-lo como um diferencial. Eles são mais frequentes nas regiões sul e sudeste do País. Ademais, “antes, os depósitos só eram encontrados em grandes mansões, condomínios de luxo ou apartamentos de alto padrão. Hoje, a realidade tem mudado, com a inclusão de depósitos em apartamentos menores”, relata Afrânio Praxedes, supervisor de vendas da Lopes Immobilis.


Afrânio lembra que o depósito atende bem às necessidades dos pequenos apartamentos justamente pela falta de espaço que eles têm. “As pessoas precisam de espaço e, quando se tem um espaço extra, destinado para guardar coisas é muito útil”, diz.


Tamanhos

Em apartamentos de 40m² a 70m², os depósitos têm tamanhos que podem variar de 1,5m² a 2m². Já nos imóveis acima de 100m², o espaço extra pode ser de até 3m², pois geralmente ficam localizados em áreas comuns do prédio, fora do apartamento. O ideal é que tenha a capacidade de guardar todo o material de uso pessoal do dia a dia, de maneira organizada e prática.

Vantagens

Além da organização e valorização do imóvel, os depósitos proporcionam mais algumas vantagens. Dentre elas, a comunicação com outras áreas do prédio, como bicicletário. “Muitos empreendimentos têm vindo com áreas de passeio para bicicletas e prática de esportes, com um depósito, o morador terá um espaço para guardar a bicicleta após fazer as atividades”, conta Afrânio Praxedes, super de vendas da Lopes Immobilis.

Dicas


Como fazer o depósito parecer maior


Contraste: o ideal são móveis em cores que não contrastem com as paredes, pois dá a impressão de continuidade e amplitude


Organização: a regra é nada de excesso de objetos e móveis espalhados. A desorganização atrapalha a circulação e polui o ambiente visualmente


Luminosidade: para dar uma sensação de espaço maior, o ideal é utilizar uma iluminação estratégica, em pontos de luz como spots e luminárias


Piso: o indicado é usar pisos maiores e de cores claras. Com isso, há uma padronização no espaço


Espelhos: eles garantem a sensação de extensão do ambiente


Cores: as mais claras dão maior sensação de profundidade, pois são capazes de refletir a luz com maior força


SAIBA MAIS


REGRAS NO CONDOMÍNIO


Por conta de toda a usabilidade que os depósitos oferecem é preciso ter atenção quanto às regras de convivência e utilização dos espaços em condomínios. Em alguns prédios, não é permitido guardar produtos perecíveis e nem inflamáveis. Esses cuidados são necessários para que acidentes não aconteçam, ocasionando a perda de objetos importantes ou mesmo documentos pessoais.


undefined

> TAGS: 0
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Jornal de Hoje | Imóveis